De olho nos clientes órfãos de Vera Cruz e Santa Fe, a Hyundai decidiu apostar novamente em SUVs requintados no mercado brasileiro e, desse modo, passa a importar o Palisade da Coreia do Sul. Em pré-vendas por aqui desde meados de agosto, o grandalhão começa a ser entregue para os clientes. O primeiro lote, a princípio, desembarcou no País com cerca de 100 unidades, e todas já foram faturadas, informou a marca. Mas, para ter acesso, precisa ter grana, afinal, o modelo não sai por menos de R$ 449.990.
A Hyundai – ainda quando controlada pela Caoa – teve uma boa história no País, com modelos campeões de vendas, principalmente na década passada, superando rivais de peso. Agora, a ideia é rivalizar com SUVs luxuosos, como Discovery Sport e Volvo XC60, bem como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, que não pertencem ao segmento premium, mas oferecem algo que vai além de cinco lugares. Entretanto, dessa lista, apenas o Palisade oferece oito assentos. Nesta configuração, aliás, só Defender e Kia Carnival, no Brasil. Mas a marca não os reconhece como rivais.
O fato é que a Hyundai quer repetir o sucesso e voltar à liderança. Para isso, o modelo – lançado na Ásia em 2018 – aposta no conforto a bordo. Tem, no total, quase 5 metros de comprimento e praticamente 3 metros de entre-eixos (confira a ficha técnica abaixo). Isso, evidentemente, contribui para a amplitude do espaço interno. Ainda assim, quem viaja na última fileira não tem tanto espaço assim, dependendo da estatura.
Porta-malas generoso
E uma curiosidade: mesmo com os oito assentos em posição normal, o porta-malas tem capacidade para 311 litros. Praticamente, espaço de hatch compacto. Por falar no compartimento de bagagens, a abertura da tampa é feita de forma automática, entretanto, não possui a tecnologia hands-free (aquela, que basta passar o pé sob o para-choque traseiro).
Visual e interior
A Hyundai tem apostado em uma identidade visual, porém, sem padronizar todos os modelos. Com ampla grade frontal (com efeito que a marca chama de “cascata”) e faróis posicionados abaixo de luzes DRL, o modelo forma um visual interessante e requintado. Tem luzes em posição vertical tanto na frente quanto nas lanternas traseiras. Pertinho delas, aliás, um detalhe cromado dá o toque final. Ainda na parte de trás, saída dupla de escape (ambas, do lado direito) e, nas laterais, rodas de 20 polegadas. Na carroceria, tons preto, prata, branco e o azul perolizado que você vê nesta página.
O interior é bem elegante. Tem acabamento de primeira, com linhas retas e poucos botões no painel. E é nele que está a cereja do bolo: quadro de instrumentos e central multimídia integrados em uma estrutura flutuante. Cada tela tem 12,3 polegadas. O sistema de entretenimento controla diversas funções do carro, exibe imagens das câmeras 360 graus e de ré, mas espelha Android Auto e Apple CarPlay apenas com o uso de fios. Outro demérito é não ter ajustes automáticos para regular o volante em altura e profundidade. É na alavanca, mesmo.
Acabamento impecável e requinte
Ademais, o capricho merece elogios. Tem materiais sensíveis por todos os lados, revestimento com couro no volante, manopla de câmbio e bancos, e até assentos com ajustes elétricos nas duas primeiras fileiras, além de ventilação e aquecimento – o motorista ainda conta com memória. O Palisade tem ar-condicionado automático e digital com duas zonas e saídas também para a terceira fileira, carregador de celular por indução, quatro entradas USB, quatro entradas 12V e dois tetos solares panorâmicos.
Em termos de tecnologia, tem espelho retrovisor central digital (usa uma câmera traseira), head-up display, que projeta informações do quadro de instrumentos para-brisas e, na segurança, itens como sete air bags e os sistemas de assistência ao motorista, chamados pela Hyundai de SmartSense. No pacote, tem os assistentes de frenagem autônomo e de centralização e permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go e, para os mais esquecidos, alerta de ocupante de banco traseiro.
Como anda?
Apesar de ser um carro para uso cotidiano e majoritariamente urbano, o Jornal do Carro testou o modelo em pista. Em dados, o Palisade chega – na opção topo de linha Signature – somente com a opção de motor 3.8 V6, movido apenas com gasolina. São 295 cavalos de potência total e 36,2 mkgf de torque que aparecem só aos 5.200 rpm. Quem auxilia no trabalho é o câmbio automático de oito marchas. E tem tração integral que monitora e distribui o torque necessário para cada roda. O sistema chama-se HTRAC All-Wheel-Drive (AWD).
Já de cara dá para notar que o isolamento acústico é um dos grandes pontos do SUV. Entretanto, conforme pisa-se mais fundo no pedal do acelerador e ganha-se velocidade, a cabine é invadida pelo delicioso ronco do motor V6. Algo cada vez mais raro em épocas de sustentabilidade e busca desenfreada por eletrificação.
Por outro lado, na pista – que não é um ambiente natural para este tipo de carro -, com o pé embaixo, o câmbio joga as rotações lá para cima, e isso chega a incomodar. Nessa hora, melhor optar por trocas manuais, por meio de borboletas atrás do volante. Seja como for, não há barulho de vento passando pelas laterais ou ruído do atrito dos pneus com o solo.
Durante o teste, deu para notar certa rolagem da carroceria quando há abuso do acelerador. Compreensível, pois o carro tem 1,75 metro de altura. De qualquer modo, é impressionante a capacidade de retomadas, mesmo pesando 2.036 quilos. De acordo com a Hyundai, o Palisade acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge 210 km/h. Na reta da pista de testes, o ponteiro chegou a beliscar os 140 km/h.
PRÓS
Modelo não deve em requinte para exemplares de marcas de luxo e tem preço dentro da média, principalmente, por oferecer oito assentos
CONTRAS
Faltam abertura do porta-malas com tecnologia hands-free e ajuste elétrico para o volante; SUV não oferece espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios
FICHA TÉCNICA
Hyundai Palisade Signature
Motor: 3.8, seis cilindros em V, gasolina
Potência: 295 cv a 6.000 rpm
Torque: 36,2 mkgf a 5.200 rpm
Câmbio: Automático de 8 marchas; tração integral
Comprimento: 5 metros
Largura: 1,97 metro
Altura: 1,75 metro
Entre-eixos: 2,90 metros
Peso (ordem de marcha): 2.036 kg
Tanque: 71 litros
Porta-malas: 311 litros (8 lugares) / 704 (5 lugares)
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Preço: R$ 449.990
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