Se você acha que os carros da Volkswagen recebem muito material plástico no interior, isso pode mudar em breve. Em entrevista à revista Top Gear, o chefe de design da montadora, Andy Mindt, e o chefe de estratégia de design, Christian Schreiber, disseram que a cabine dos modelos da marca vai utilizar tecidos de alta qualidade em vez de plástico, priorizando a funcionalidade sobre a extravagância.
“Quando você abre a porta de um Volkswagen, precisa ser simples e usável, e não superdecorado. Ou seja, o carro tem que trabalhar a seu favor, e não tornar as coisas mais complicadas”, disse Schreiber à publicação. Além disso, o executivo afirmou que alguns “Easter eggs” de veículos do passado também podem surgir nos modelos atuais. Mas o padrão xadrez das versões GTI (abaixo), por exemplo, não deve aparecer o em outros modelos. “Somos muito protetores em relação a essas coisas”, completou.
Volkswagen não quer chamar a atenção
Já Mindt falou sobre o compromisso da fabricante com a qualidade, destacando o foco em materiais de alta qualidade e peças simplificadas. “Vamos tentar deixar os plásticos baratos de lado e investir em tecidos para melhorar a qualidade. Assim, um painel de porta que é feito em três partes hoje poderá ser construído com uma única peça. Isso também fará com que todo o processo seja mais sustentável.”
Ao falar sobre a filosofia de design da marca de forma mais ampla, os dois designers disseram que desejam se diferenciar do estilo agressivo de alguns rivais. Desse modo, a ideia é serem vistos como “caras legais”. “Acredito que grande parte das pessoas não quer ser o mais descolado ou aparecer agressivo em público. Mas sim ter uma boa aparência e um semblante feliz e otimista. Qual é a necessidade de ser agressivo? Nosso objetivo é ser os caras legais”, finalizou Mindt.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!