A Fiat celebra o marco de produção de 100.000 unidades do Fastback, seu SUV-cupê feito na fábrica de Betim (MG). A marca italiana da Stellantis lançou o modelo no País em setembro de 2022, como o primeiro do tipo no segmento. E, desde então, o utilitário compacto ganhou destaque nas vendas. Em 2023, o Fiat Fastback vendeu mais de 40 mil unidades e, neste ano, deve superar esse total. Aliás, tem novidade a caminho: a versão híbrida flex.
Conforme o Jornal do Carro antecipou há alguns meses, a montadora italiana prepara o lançamento do seu sistema micro híbrido flex de 12 volts. A tecnologia é um das que a Stellantis produzirá no Brasil, como parte da plataforma Bio-Hybrid, que terá desde híbridos leves até do tipo plug-in e, no futuro, também prevê carros 100% elétricos. Pois o Fiat Fastback será um dos primeiros modelos nacionais eletrificados, ao lado do “irmão menor” Pulse.
Fiat Fastback no “pelotão” da frente
Com uma disputa cada vez mais acirrada nas vendas de SUVs, o Fiat Fastback se tornou o modelo mais “brigador” da marca. Entre janeiro e agosto, o SUV-cupê está em 7º colocado, mas se mantém muito próximo de Jeep Renegade e VW Nivus no ranking, e à frente de rivais como Honda HR-V e os médios Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Para isso, o Fiat conta com uma linha ampla que oferece versões de entrada com motor 1.0 turboflex (até 130 cv com etanol) e opções mais caras e completas com motor 1.3 turboflex (até 185 cv) . O Fastback tem ainda a versão esportiva Abarth, algo que a maioria dos SUVs compactos não disponibiliza. Com isso, tem preços competitivos que vão de R$ 119.990, na versão Turbo 200, até R$ 165.990 no Fastback Abarth Turbo 270.
Fastback Bio-Hybrid vem aí
A Fiat prepara para este último trimestre de 2024 sua grande “cartada” para os modelos Pulse e Fastback. A dupla vai estrear a tecnologia híbrida leve flex da marca italiana, já com produção em Betim (MG). De acordo com o Autos Segredos – que flagrou os SUVs da Fiat em testes finais nas estradas mineiras – o sistema não será MHEV de 48 Volts, mas um BSG de 12 Volts, associada ao conjunto mecânico com motor 1.0 turboflex e câmbio CVT.
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