A chinesa Leapmotor, agora pertencente ao grupo Stellantis, chegou ao mercado europeu, fazendo sua estreia na Itália. Com previsão de produção no continente, a marca chega com dois modelos inicialmente: os elétricos T03 e C10, também esperados para uma futura vinda ao Brasil, por exemplo. Além disso, dois novos SUVs foram anunciados para o futuro.
Os novos modelos são do tipo “extensor de bateria”, representados pelas siglas REEV ou EREV (Range Extended Electric Vehicle ou Extended Range Electric Vehicle, respectivamente), esperados para 2025 e 2026, por exemplo. O primeiro é um REEV híbrido plug-in, representado pelo SUV C10, cujos detalhes ainda não foram apresentados.
Em termos de tamanho, o veículo tem 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, a mesma medida da versão “comum”. Contudo, a diferença entre as duas está sob o capô e na capacidade da bateria. Apenas com tração traseira, o modelo tem um motor elétrico de 234 cv, abastecido por uma bateria de capacidade reduzida, carregada na tomada ou por um motor a combustão que atua como gerador, por exemplo.
Segundo o ciclo CLTC chinês, a autonomia elétrica é de 210 km, praticamente o dobro do oferecido por modelos do tipo na Europa, contudo. Na China, seu preço base equivale a R$ 103.966.
Leapmotor B10 REEV
No final do próximo ano, a marca planeja outro SUV, o B10, previsto para aparecer durante o próximo Salão de Paris, que acontece em breve. Em 2026, o SUV terá também uma versão com autonomia estendida. Contudo, pouco se sabe a respeito do modelo, além de que será um produto global, com possibilidade de chegar à América do Sul, por exemplo. Espera-se um conjunto 1.5 Turbo junto de um motor elétrico, na traseira.
C16 REEV
A terceira oferta da Leapmotor não tem nome, mas pode ser uma versão destinada à Europa do SUV C16, esperado para o final de 2026. O SUV tem comprimento de 4,91 metros, largura de 1,90 metros, altura de 1,77 metros e entre-eixos de 2,82 metros, com seis assentos em três fileiras. Seu desenho, no entanto, não é tão diferente do menor C10.
Na China, o modelo é movido pelo mesmo conjunto do C10, onde a diferença está na autonomia de 200 km (ciclo CLTC). Por lá, ele custa R$ 119.015, convertidos diretamente.
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