Uma nova resolução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vai alterar algumas regras do chamado Pedágio Free Flow, que funciona sem cancelas. As mudanças devem ser anunciadas na próxima segunda-feira (14) após reunião do órgão, informou o Senatran. As mudanças tem objetivo de aprimorar a comunicação com os usuários, além de melhorar as operações dos dispositivos.
Uma das alterações é a ampliação no prazo de pagamento das taxas cobradas pelo pedágio. Por enquanto, os usuários têm até 15 dias para quitar a tarifa. Com a publicação da resolução, entretanto, o prazo se estenderá para 30 dias. A medida visa diminuir a quantidade de multas que alguns motoristas tem recebido por desconhecerem a implantação do sistema ou por falta de comunicação eficiente com relação à taxa.
“Estamos dispostos a contribuir com o que for necessário para que o
modelo se expanda e seja de fato um facilitador na vida dos motoristas, não só na melhoria dos deslocamentos e fluxo nas rodovias, mas, que contribua para a redução das filas nos pedágios”, acrescentou a Associação Nacional dos Detrans, que afirmou acompanhar as atualizações relacionadas ao sistema desde sua implantação.
Pedágio Eletrônico
Outra medida é uma sinalização padrão nos pontos em que houver instalação do sistema. Isso porque é comum a muitos motoristas passar pelo sistema sem notá-lo. Assim, com publicação da resolução o sistema chamará “pedágio eletrônico” e não mais usará o termo em inglês “free flow”. A mudança deve facilitar o entendimento do usuário ao passar pelo pedágio.
Por fim, a medida visa centralizar as informações sobre o sistema em único canal. Dessa forma, os usuários conseguirão obter informações de formais mais clara e segura. Além disso, os órgãos responsáveis pelo sistema também poderão efetuar uma troca mais eficiente de informações e dados. “Com o aprimoramento da resolução Contran será possível uma cobrança mais eficaz, evitando multas e garantindo a segurança jurídica necessária à sustentação econômica do modelo”, ressaltou Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!