Hã quem diga que guiar um carro elétrico é “tedioso”, pela falta de som da indução ou do escape, comuns aos motores a combustão. Entretanto, nem tudo está perdido: a Honda deseja mudar isso, para a alegria dos entusiastas da marca.
Ainda que o artifício já exista em outros elétricos, como o Hyundai Ioniq 5 N, o diferencial do sistema da Honda é a possibilidade de emular não somente o ronco, mas também a aceleração de clássicos da marca. Assim, é possível ter sempre um modelo diferente no mesmo carro.
A novidade pode chegar aos novos eléetricos da série 0, apresentados à imprensa especilizada no Japão, no início do mês. A lista de modelos é um show a parte: NSX-R de 1992, o S2000 de 1999, o NSX Type S de 2022, o Civic Type R de 2023, entre outros.
Contudo, há ainda mais: um botão permite acionar o sistema VTEC, que imita o acionamento do conhecidissíssimo comando de válvulas, e seus sons e vibrações caracterísiticos. Até os fãs de aviação não ficam desabonados: é possível emular o som do HondaJet, avião da marca, por exemplo.
A tecnologia é vista como um aceno aos entusiastas da marca, independente se fãs de elétricos ou não. Além disso, visa mitigar uma caraccterística comum aos modelos elétricos: a falta de sons e vibrações características de um motor à combustão.
O sistema demonstrado à imprensa, de maneira estática, ainda não tem data de atingir modelos da marca. Mas, é um alívio saber que algo do gênero existe. Além disso, trata bem aos fãs da história da marca, que podem ter um gostinho do passado. Sem abrir mão dos benefícios de um elétrico, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!