A Range Rover, que agora é uma das submarcas do grupo JLR, apresentou nesta semana a linha 2025 de sua família de SUVs. Algumas mudanças foram muito pontuais, como o Evoque, que ganhou apenas um novo tom de azul no catálogo. Isso porque o modelo, que é fabricado no Brasil, já havia recebido uma leve reestilização no início deste ano, portanto ficou basicamente igual ao ano/modelo 2024. O veículo é equipado com motor 2.0 turboflex de 250 cv e 36,3 mkgf, além de câmbio automático de nove marchas. Disponível em versão única Dynamic HSE, custa R$ 486.050.
As maiores novidades, porém, são para os carros mais luxuosos da gama, o Range Rover e o Range Rover Sport. Ambos estavam disponíveis somente com motorização a diesel no Brasil nos últimos meses – apesar de já terem pintado por aqui versões híbridas com 510 cv. Dessa vez, a dupla recebe um conjunto híbrido plug-in composto pelo motor 3.0 de seis cilindros que trabalha junto a um elétrico para entregar 550 cv de potência combinada e 81,6 mkgf de torque máximo. O Range Rover Sport parte de R$ 1.145.750, enquanto o Range Rover tem preço inicial de R$ 1.595.470.
A bordo do Range Rover Velar
Mas hoje vamos nos concentrar no Range Rover Velar, o modelo que efetivamente levamos para o test-drive. Também híbrido plug-in, combina o motor 2.0 de quatro cilindros a um elétrico para chegar a 404 cv de potência e 65,3 mkgf combinados. O carro tem ainda câmbio automático de oito marchas, tração integral e sistema Terrain Response II para a condução para o off-road. Com bateria de 19,2 kWh, a recarga em carregadores DC leva 30 minutos para ir de 0 a 80%.
As novidades da linha 2025 estão concentradas na lista de equipamentos. Assim, o SUV vem agora com conjunto de câmeras 3D Surround, sistema de purificação do ar da cabine, sensor de profundidade para travessia de áreas alagadas de até 530 mm e sistema de som Meridian 3D de 750 watts com 16 alto-falantes. Os bancos trazem 20 ajustes elétricos, com aquecimento, refrigeração e massagem para motorista e passageiro. Não há, contudo, mudanças no visual.
Além disso, o carro mantém sua conhecida dose de tecnologia. Há uma tela de 11,4 polegadas integrada ao console central, permitindo o fácil acesso às funções do carro, bem como também da central multimídia. Há três modos de condução que permitem alterar características do carro e sua dirigibilidade em diversos tipos de terreno. Entre os itens de série há ainda ar-condicionado de quatro zonas, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por gesto e rodas de 21″.
Ao volante
Ao entrar no Velar, dá para perceber por que o modelo se encaixa na categoria premium. O acabamento é bem feito, com materiais de qualidade, macios ao toque. Lembra dos 20 ajustes do banco? Ou seja, encontrar uma posição confortável para dirigir é moleza – e de quebra ainda rola uma massagem. Outra coisa que impressiona é o silêncio a bordo, e não só quando o carro roda apenas em modo elétrico. Mesmo no híbrido ou somente com o motor a combustão funcionando, nota-se o cuidado com o isolamento acústico.
Falando nos modos de propulsão, o motorista pode escolher se vai utilizar o carro somente com eletricidade – mesmo com uma autonomia pequena -, combinando os dois motores ou apenas com gasolina. A seleção feita pela central multimídia é simples, embora alguns comando sejam mais difíceis de encontrar. Ademais, rodar com o SUV em trechos de cidade e estrada é um prazer, já que o conjunto com mais de 400 cv não deixa ninguém na mão quando é preciso arrancar com força. Mas ao mesmo tempo a condução é tão suave e confortável que você nem sente quando está em velocidade mais alta, por exemplo.
Uma das questões com o Velar é que ele se encontra em uma zona cinzenta em relação aos concorrentes. Os que mais se encaixam em sua categoria são Audi Q5 Sportback e Volvo XC60, ambos com motorização híbrida plug-in e potências e dimensões próximas. Mas estão na faixa de preço de R$ 500 mil, enquanto o rival parte de R$ 649.950. É uma diferença significativa. Entretanto, o SUV britânico tem um DNA voltado para o off-road, então é mais indicado para os consumidores que curtem uma aventura na terra. Se for apenas para ir ao shopping, esses R$ 150 a mil a mais pesam no bolso.
Pontos positivos
O carro tem ótima dirigibilidade, capacidade off-road extrema e acabamento de primeira linha
Pontos negativos
Ele é mais caro que os rivais e alguns comandos na central multimídia são meio confusos
FICHA TÉCNICA
Range Rover Velar 2025
- Motor: 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, gasolina (300 cv) + elétrico (142 cv)
- Potência: 404 cv a 5.500 rpm (combinada)
- Torque: 65,3 mkgf entre 1.500 rpm e 4.400 rpm (combinado)
- Câmbio: Automático, 8 marchas; tração integral
- 0 a 100 km/h: 5,4 segundos
- Velocidade máxima: 209 km/h
- Dimensões: 4,80 m (comprimento), 2,04 m (largura), 1,68 m (altura) e 2,87 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 625 litros
- Consumo (Inmetro): 19,7 km/l (cidade); 21,2 km/l (estrada)
- Peso (ordem de marcha): 2.280 kg
- Preço sugerido: R$ 649.950
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