A Porsche apresentou nesta sexta-feira (18) o 911 GT3 para o esportivo depois de passar pela reestilização de meia vida para a atual geração (992.2). A versão mais arisca apareceu pela primeira vez em 1999, ou seja, completa 25 anos de existência em 2024.
Na verdade, são duas configurações para o carro: GT3 e GT3 com pacote Touring, que é uma opção mais, digamos, discreta para rodar nas ruas. O carro foi tão pensado para quem quer usá-lo no dia a dia que tem até banco traseiro como opcional pela primeira vez. E não falta nem o sistema Isofix caso o papai entusiasta queira instalar uma cadeirinha de criança.
Coração do GT3
Independentemente da escolha do comprador, se um carro mais tradicional para o dia a dia ou um esportivo raiz com asa traseira gigante para as pistas, o coração é o mesmo. O 911 GT3 traz sempre sob o capô o 4.0 boxer aspirado que entrega 510 cv e 45,9 mkgf. Ou seja, não houve mudanças na motorização. Mas para quem quer deixar o carro mais apimentado, o pacote Weissach está disponível pela primeira vez na gama.
Tanto o famoso câmbio PDK de dupla embreagem sete marchas quanto o manual GT de seis marchas oferecem agora uma relação final de transmissão 8% mais curta em comparação com o modelo anterior. Ambos estão disponíveis para o GT3 e para o GT3 Touring. Com essas credenciais, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atinge velocidade máxima de 311 km/h com o PDK. Já a versão manual tem números de 3,9 s e 313 km/h, respectivamente.
Novidades na cabine
Quem vai dirigir o modelo pode escolher entre bancos esportivos com regulagens elétricas e aquecimento ou de fibra de carbono para economizar alguns quilinhos. Aliás, na configuração mais leve, o modelo pesa apenas 1.420 kg. E como tradição é tradição, nada de botão de partida como nos carros mais modernos. O 911 GT3 mantém uma ignição tradicional – do lado esquerdo da direção, é claro.
Outra novidade está no painel de instrumentos, que agora é totalmente digital e tem configuração personalizável. No modo “track screen”, por exemplo, o conta-giros ganha ainda mais destaque. O display do tacômetro, por sua vez, pode ser rotacionado para que a rotação de corte de 9.000 rpm fique na marca de 12 horas. Por fim, itens como barra de proteção contra capotamento, gaiola de rolagem de CFRP e rodas forjadas de magnésio estão disponíveis como opcional para aproximar ainda mais o modelo do automobilismo.
Vem para o Brasil? E o preço?
Sim, o 911 GT3 e o GT3 com pacote Touring chegarão em breve ao mercado brasileiro, de acordo com a Porsche. Contudo, preços, especificações e data de abertura das pré-vendas ainda não estão disponíveis.
Na Europa, os modelos entram em pré-venda no final deste ano por valores a partir de 275.752 euros (o equivalente a R$ 1,7 milhão na conversão direta). O pacote Weissach pode ser adquirido por mais 31.759 euros (R$ 196 mil). Já o Leichtbau — apenas para o Touring — adiciona 47.251 euros (R$ 292 mil) extras ao valor inicial.
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