Acabamento excelente, economia de combustível e, sobretudo, beleza e confiabilidade. Esses são ingredientes inimagináveis nos carros que chegaram ao Brasil à época da primeira invasão chinesa – lá pelos idos de 2010. Agora, na fase 2 da ofensiva, a história é outra. O mercado oferece produtos de qualidade e que reúnem diversos atributos. E se tem algo que, mais uma vez, atrai o consumidor, é o preço abaixo da média. E é justamente esse combo que faz do Haval H6 um sucesso.
A novidade mais recente do Haval H6 foi incluir a configuração PHEV19 no portfólio. Nela, o principal destaque é a ausência de um motor elétrico traseiro – presente no Haval H6 PHEV34. Assim, com apenas um motor elétrico na dianteira, não tem tração 4×4. Mas você pensa que o SUV não dá conta do recado, se engana.
1.5 turbo a gasolina + elétrico
Antes, cabe explicar a mecânica do Haval H6 PHEV19, que conta com um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico que, juntos, somam 326 cv de potência e geram torque total de 54 mkgf. Apesar de mais baixos que os da configuração PHEV34 (respectivamente, 393 cv e 77,7 mkgf), tais números rendem excelentes respostas ao SUV, que tem agilidade de sobra e estabilidade de dar inveja a concorrentes de categoria superior. Em dados, vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
Combinado a um câmbio de duas marchas (posições selecionáveis por botão giratório, conforme foto acima), o H6 PHEV19 garante desempenho suficiente, boas respostas e – durante o test-drive – ótimo consumo. No quadro de instrumentos, a autonomia de gasolina chegou a superar os 520 km. E, mesmo utilizando o carro mais de 90% do tempo na cidade, por uma semana, nada visitas aos postos de abastecimento. O Inmetro informa consumo de 11,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Sopa de letrinhas
Antes de continuar com a avaliação, cabe um adendo. Vamos explicar essa sopa de letrinhas. Para quem não se lembra, na linha 2025, a marca chinesa mudou os nomes das versões de acabamento que, antes, eram diferenciadas apenas pelo tipo de motorização híbrida. Assim, o H6 HEV virou H6 HEV2 e o H6 PHEV passou a atender pelo nome de H6 PHEV34. Números que, a princípio, indicam a capacidade das baterias.
Em síntese, o sobrenome PHEV19 indica a bateria menor do novato, com 19 kWh e autonomia em modo 100% elétrico de 74 km, de acordo com o Inmetro. Ou seja, quem percorre pequenas distâncias por dia e carrega o carro na tomada de casa, vai passar longe da gasolina.
E não é apenas porque anda boa parte do tempo em modo elétrico que o carro é silencioso, não. O Haval H6 tem ótimo isolamento acústico. Mesmo com o ronco motor – quando opera com o uso do propulsor a combustão -, nada de invadir a cabine quando pisamos fundo no pedal do acelerador.
Ponto para a calibração da direção, freios e suspensão. Tudo na medida certa. Entretanto, os sistemas de assistência a condução poderiam ser mais brandos. A qualquer sinal, o carro atua fortemente nos freios ou no volante, quando nota invasão de faixa. Dirigindo em São Paulo, com faixas estreitas, carros para todos os lados e motociclistas que (na maioria das vezes) trafegam sem o menor respeito às regras de trânsito, apitos soam a todo momento. Isso tira a paz do motorista na hora de guiar.
Bom espaço
Mas a direção é precisa e o carro rende bastante conforto, de modo geral. Ou seja, agrada desde a posição de dirigir (mais alta) até o espaço para ombros, pernas e cabeças dos ocupantes traseiros. Estes últimos, aliás, contam com saídas de ar e entradas USB, para recarga de aparelhos eletrônicos.
Por falar em espaço, nas dimensões, o Haval H6 PHEV não muda em comparação aos irmãos e, portanto, mantém 4,68 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Assim, é um pouco maior que os rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O porta-malas leva até 560 litros e tem tampa com abertura e fechamento elétrico.
Com o mesmo belo visual exterior (são novas apenas as rodas, de 19″), o Haval H6 PHEV19 também mantém o interior bem acabado dos irmãos mais velhos. Mas os detalhes em bronze espalhados pela cabine destoam um pouco do requinte. Em relação a mimos, não deixa a desejar. Tem comandos ao alcance das mãos e tecnologias como quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12,3″ com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Aliás, esqueça aquelas telinhas dos carros chineses de poucos anos atrás, que pareciam minigames da década de 1990. A multimídia do H6 tem gráficos impecáveis, visualização limpa e é bem intuitiva, rápida. Ponto para a GWM.
Mais itens
Teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e comandos por voz em português do Brasil também estão no pacote. Por fim, tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial e alerta de tráfego cruzado traseiro, por exemplo, entre os itens de segurança e auxílio ao motorista. Ademais, o SUV da GWM conta com assistente permanência em faixa, detector de fadiga, head up display e câmera 360 graus. E dá até para transformar a energia da bateria do carro em 220V e carregar equipamentos eletrônicos. Mérito do sistema V2L.
E mesmo com tudo isso – como manda a receita chinesa -, não cobra caro. O Haval H6 custa R$ 241 mil na versão PHEV19. Ou seja, sai pelo mesmo preço que a versão intermediária Série S do Jeep Compass, que é turbo, mas não híbrida. Ademais, quem preferir o BYD Song Plus, paga a mesma faixa de preço: R$ 239.800. Já os mais endinheirados podem, ainda, optar pela configuração PHEV34 do SUV da GWM, de R$ 283 mil.
PRÓS
SUV tem ótima dirigibilidade, conforto a bordo, bom espaço para cinco ocupantes, boa estabilidade e agilidade de sobra, mesmo na versão intermediária
CONTRAS
Modelo tem apenas tração dianteira e menos cavalaria quando comparado ao modelo de topo; sistemas ADAS atuam de maneira brusca e podem atrapalhar o conforto da condução
Ficha técnica
GWM Haval H6 PHEV19
Motor: 1.5 turbo a gasolina + elétrico
Potência combinada: 326 cv
Torque combinado: 54 mkgf
Autonomia elétrica: 74 km (Inmetro)
Câmbio: Automático, 2 marchas
Tração: dianteira
Aceleração 0-100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Bateria: 19 KWh
Tanque de combustível: 55 litros
Peso: 2.310 kg
Comprimento: 4,68 m
Altura: 1,73 m
Largura: 1,89 m
Entre-eixos: 2,74 m
Porta-malas: 560 litros
Preço sugerido: R$ 241 mil
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