A Ferrari é uma das marcas mais desejadas do mundo, com carros que viraram objetos de desejo e se tornaram lendas no mundo todo. Conhecida por sua excelência em termos de design, mecânica e dirigibilidade, a montadora italiana já idealizou superesportivos que até hoje encantam os entusiastas – sem contar que valem milhões.
A última criação da Ferrari, por exemplo, a F80, tem tudo para se tornar um desses clássicos. Por esse motivo, reunimos cinco exemplares que fizeram tanto barulho quanto a novata ao estrearem, inclusive tendo sido considerados os carros mais rápidos do planeta em sua época de lançamento. Confira um pouquinho da história de cada um deles.
Ferrari F40
Um dos modelos mais lembrados quando se fala nas Ferrari mais antigas, a F40 foi lançada em 1987 para comemorar os 40 anos do lançamento do primeiro carro de rua da marca, o 125 S. O superesportivo travou uma dura batalha para roubar o título de veículo de produção mais veloz da Porsche. E acabou se tornando o primeiro modelo legalizado para rodar nas ruas a bater a marca de 320 km/h.
Os engenheiros da fabricante focaram na construção de uma carroceria de baixo peso, então a F40 trazia 11 paineis feitos de materiais ultraleves. Além disso, o conjunto de suspensão também recebeu tratamento especial, com molas e amortecedores feitos sob medida. Teve 1.315 unidades produzidas até 1992 e foi o último carro aprovado por Enzo Ferrari antes de sua morte.
Ficha técnica
- Motor: 2.9 V8 biturbo
- Power: 477 cv
- Torque: 58,9 mkgf
- 0 a 100 km/h: 4,1 segundos
- Velocidade máxima: 321 km/h
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Peso: 1.100 kg
Ferrari F50
Substituir a F40 não seria uma tarefa fácil, mas em 1995 a Ferrari apresentou a F50. Mas apesar de seu visual exótico e de ser mais rápida que a antecessora, a F50 teve um caminho mais árduo a percorrer, já que sua estreia coincidiu com a chegada de outro superesportivo revolucionário no mercado, a McLaren F1.
Mas a Ferrari também vinha carregada de tecnologias da Fórmula 1 e representou muito bem a marca do Cavallino Rampante. Foram apenas dois anos de fabricação, ou seja, até 1997, e somente 349 unidades produzidas.
Ficha técnica
- Motor: 4.7 V12 aspirado
- Potência: 520 cv
- Torque: 48 mkgf
- 0 a 100 km/h: 3,8 segundos
- Velocidade máxima: 323 km/h
- Câmbio: Manual, seis marchas
- Peso: 1.230 kg
Ferrari Enzo
Lançada em 2002, auge do domínio de Michael Schumacher na F1, é claro que a Enzo teria pitacos do heptacampeão mundial em sua concepção. Assim, o superesportivo marcou a história por completar a famosa volta no autódromo de Nürburgring (Alemanha) quase três segundos abaixo de seu rival na época, o Porsche Carrera GT.
Além de tecnologia das pistas de corrida adaptadas para as estradas, tinha um motor V12 compacto e construção leve. Se tornou um dos modelos mais icônicos da Ferrari ao longo dos anos e somente 399 unidades chegaram às ruas até 2004. Não é para menos. Afinal, o carro leva o nome do criador da marca.
Ficha técnica
- Motor: 6.0 V12 aspirado
- Potência: 659 cv
- Torque: 67 mkgf
- 0 a 100 km/h: 3,6 segundos
- Velocidade máxima: 347 km/h
- Câmbio: Automatizado, seis marchas
- Peso: 1.255 kg
Ferrari LaFerrari
Ao combinar seu motor V12 aspirado mais potente já produzido na época (800 cv) a um motor elétrico de 163 cv, a Ferrari criou seu primeiro superesportivo híbrido na história, a LaFerrari. Assim, o carro entregava 963 cv no total – ou seja, quase o mesmo que a soma das potências de F40 e F50. O modelo, contudo, não era do tipo plug-in, título que caberia à SF90 Stradale alguns anos depois.
Entretanto, não era apenas a cavalaria extrema que impressionava. A LaFerrari tinha peças aerodinâmicas ativas, além de uma caixa de câmbio de dupla embreagem e sistema de regeneração de energia Kers emprestados diretamente da F1. Afinal, a Ferrari tem um “pouquinho” de know how adquirido na categoria mais famosa do automobilismo… Feita entre 2013 e 2018, o modelo teve 499 unidades produzidas.
Ficha técnica
- Motor: 6.3 V12 híbrido
- Potência: 963 cv (combinada)
- Torque: 91,8 mkgf
- 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
- Velocidade máxima: 347 km/h
- Câmbio: Automático de dupla embreagem, sete marchas
- Peso: 1.480 kg
Ferrari F80
A Ferrari lança carros realmente especiais a cada década, quando há um salto tecnológico muito evidente na indústria, por exemplo. E a novata F80 tem tudo para mostrar esse potencial. Sob o capô, nada de V12, mas sim um V6 turbo de 900 cv combinado a um trio de motores elétricos que somam mais 300 cv à equação, totalizando assim 1.200 cv.
No entanto, apesar de reduzir pela metade o número de cilindros e aumentar drasticamente a dependência da eletricidade, a F80 esmaga tudo o que veio antes dela. Seu trem de força é parecido com a bicampeã das 24 Horas de Le Mans, a 499P (2023-2024). Desse modo, o resultado é a Ferrari para as ruas mais potente e veloz da história. E o preço acompanha essas credenciais: mais de R$ 22 milhões por cada uma das 799 unidades que serão fabricadas.
Ficha técnica
- Motor: 3.0 V6 híbrido
- Potência: 1.200 cv
- Torque: 111,3 mkgf
- 0 a 100 km/h: 2,1 segundos
- Velocidade máxima: 347 km/h
- Câmbio: Automático de dupla embreagem, oito marchas
- Peso: 1.525 kg
Siga o Jornal do Carro no Instagram!