A família do Hyundai Ioniq está prestes a crescer. Depois do Ioniq 5, disponível inclusive no Brasil, o Ioniq 9 está prestes a estrear, durante o Salão de Los Angeles (EUA) em novembro. O SUV com três fileiras de assentos terá o “9” na nomenclatura para designar seu posicionamento como o modelo de topo na gama da marca. É o mesmo princípio do Kia EV9, com quem divide a plataforma e terá medidas semelhantes. Sua chegada, aliás, marcará a entrada da montadora coreana no segmento de SUVs elétricos de grande porte.
O veículo terá como base a arquitetura Electric-Global Modular Platform (E-GMP). Assim, será o maior modelo da Hyundai, com enorme distância entre-eixos que promete conforto até para os passageiros da terceira fileira (no “irmão” EV9, são 3,01 metros de entre-eixos, por exemplo). De acordo com a marca, a inspiração para o Ioniq 9 está nos barcos, com exterior elegante e interior espaçoso.
Design e motor do Ioniq 9
Por ora, há poucos teasers e fotos de flagra circulando por aí, mas o carro terá muitos elementos de design emprestados do conceito Seven, revelado em 2021 (foto acima). Desse modo, o Ioniq 9 terá faróis em forma de pixels – assinatura luminosa da família Ioniq – em formato vertical, além de uma barra de LEDs que atravessa todo o capô do SUV. Também terá rodas raiadas nos arcos das rodas quadrados e coluna D bastante robusta. Já as portas suicida do protótipo não devem sobreviver no modelo de produção.
Em termos de detalhes técnicos, a montadora ainda não revelou muita coisa. Mas o Ioniq 9 deverá receber duas opções de baterias, com 71,6 kWh ou 99,8 kWh. Assim como o EV9, deverá ter motores elétricos que entregam até 379 cv e 71,4 mkgf de torque na versão de topo. Como resultado, a Hyundai segue seu caminho para atingir o objetivo de vender 2 milhões de carros elétricos até 2030.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!