A RAM Rampage 2025 não tem alterações visuais, mas chega com novidades importantes à linha 2025. A picape feita em Goiana (PE) recebe, como principal novidade, o propulsor 2.2 turbodiesel. Além disso, o modelo aumenta a lista de itens de série em todas as versões de acabamento e, por fim, oferece a nova opção de entrada Big Horn.
Com potência máxima de 200 cv e torque de 45,8 mkgf a 1.500 rpm, o novo motor 2.2 turbodiesel MultiJet vem da Itália e substitui o antigo 2.0 Multijet, que entregava 170 cv e 38,7 mkgf de torque. Ou seja, tanto potência quanto torque ficaram maiores. Isso, a princípio, melhorou a aceleração entre 0 e 100 km/h em 1 segundo. Passou de 10,9 segundos para 9,9 s. A velocidade máxima subiu de 186 km/h para 196 km/h. Além disso, a Rampage mantém apenas o câmbio automático de 9 marchas na linha diesel. A configuração com motor 2.0 Hurricane 4 turbo, a gasolina, continua sem qualquer alteração.
Em síntese, a mudança busca aprovação no Proconve L8, nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que entra em vigor em janeiro do ano que vem. A norma exige níveis de emissões menores, bem como tem critérios mais rigorosos para índices de consumo nos veículos vendidos no País.
Consumo nota “A”
É estranho dizer que o motor está maior em épocas de downsizing. Entretanto, mesmo maior e mais potente, a marca afirma que o modelo está mais econômico. Em números, registra consumo de combustível que pode chegar 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l, na estrada. Os números vêm do Inmetro. Inclusive, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) classificou a picape como nota “A” – a máxima possível.
Cabe lembrar que o motor, disponível na prateleira da Stellantis, deve equipar não só a Rampage, mas outros modelos com tração 4×4 disponíveis no portfólio de outras marcas atuantes no Brasil e na América do Sul.
Alguns detalhes
Como características, o 2.2 turbodiesel tem cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, entre as características. E o sistema de escape tem duplo sistema de recirculação de gases. Também foi feito ajuste no câmbio, que passou a adotar um diferencial 14% mais longo. Tem, por fim, novo sistema de freios dianteiros.
Tração sempre 4×4
O novo motor 2.2 turbodiesel está disponível em todas as versões 2025 da Ramapge – exceto a R/T, que vem exclusivamente com o 2.0 Hurricane turbo a gasolina, de 272 cv. Com o novo propulsor, atua a tração 4×4 Auto com reduzida, que distribui automaticamente a força para os dois eixos. Ademais, a picape conta com assistente de descida em rampa.
Big Horn agora é opção de entrada
Na linha 2025, a RAM traz a versão de entrada Big Horn, disponível apenas com o novo motor 2.2 turbodiesel. A ideia é baixar a régua do modelo que, até então, partia de R$ 254.990, na opção Rebel. Portanto, a novata “terá sua venda iniciada nas próximas semanas e o valor será divulgado posteriormente”, diz a marca, em comunicado.
Ademais, a Rampage mantém as demais nomenclaturas. Ou seja, Rebel (gasolina e diesel), Laramie (Gasolina e diesel) e R/T, que bebe exclusivamente o derivado do petróleo. Os preços ficam assim:
Rebel 2.2 Turbodiesel 200 cv 4×4 2025: R$ 259.990
Rebel 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 264.990
Laramie 2.2 Turbodiesel 200 cv 4×4 2025: R$ 272.990
Laramie 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 277.990
R/T 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 295.990
Como é a Big Horn?
Pela primeira vez no Brasil, a RAM oferece a versão Big Horn. Visualmente, o novo acabamento conta com grade preta com contorno cromado – o efeito também aparece nas capas dos retrovisores, nas molduras das janelas e no para-choque traseiro. As maçanetas, contudo, vêm na cor da carroceria. Tem, por fim, rodas de liga com 17″, calçadas com pneus de medidas 235/65 R17. Aliás, a Ramapge 2025 adota essa medida em todos os modelos a diesel.
Do lado de dentro, a RAM Rampage Big Horn tem bancos com revestimento de tecido e material sintético em tom cinza. Para alcançar um preço menor, o modelo abre mão de sistemas ADAS e, assim, tem apenas controlador de velocidade – não adaptativo. Tem seis airbags, no total.
Na lista, tem, ainda, sensor de estacionamento traseiro, iluminação de LEDs, carregador de smartphone por indução refrigerado e seis portas USB. Por fim, a lista traz ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras e freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. O quadro de instrumentos é digital e tem 10,3″. A central multimídia, todavia, tem 12,3″ e oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada e câmera de ré, entre as funções.
Em termos de capacidade, a configuração Big Horn tem 1.015 kg de capacidade de carga e caçamba com 980 litros. A capota marítima vem de série. Aliás, isso passa a valer em toda a linha.
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