Com a meta de bater SUVs europeus, como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e companhia, a Lexus lançou o UX 300h. O modelo chega ao Brasil para substituir o UX 250h e, como principal credencial, vem com maior eficiência energética. Agora, a quinta geração do conjunto híbrido tornou o crossover mais potente e sustentável. Para colocar o primo rico do Toyota Corolla Cross (ambas as japonesas pertencem ao mesmo grupo) na garagem, o interessado precisa desembolsar R$ 299.990.
Em síntese, a principal novidade do UX 300h está no sistema híbrido Lexus Hybrid System – tanto na capacidade, como no desempenho. A princípio, cabe recordar que o modelo carrega o mesmo motor 2.0, quatro cilindros, a gasolina, combinado com um elétrico. O propulsor a combustão agora gera 152 cv de potência, contra 145 cv do modelo anterior. Entretanto, o elétrico dá um salto de 3 cv, para 112 cv. Em síntese, ganho de 14 cv na potência máxima combinada, de 198 cv – antes, eram entregues 184 cv.
E não é só isso. O torque do motor elétrico também aumentou. Foi de 20,2 mkgf para 20,6 mkgf. No motor a combustão, continuam os mesmos 18,8 mkgf. O torque combinado, todavia, a marca não divulga. Seja como for, o modelo ficou um pouco mais esperto, sobretudo, nas arrancadas e retomadas de velocidade. De acordo com dados divulgados pela Lexus, o UX 300h acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave. A alavanca tem formato joystick.
Visual
Na estética, o crossover premium não mudou. Continua com o (belo) design da atual geração – que chegou ao mercado no fim da década passada. Destaque para os faróis iluminados por LEDs com detalhes em “L”. As lanternas atravessam a tampa do porta-malas e têm desenho aerodinâmico. Para completar, as rodas de liga leve com 18″ completam o visual requintado, com acabamento em preto e diamantado.
Por dentro, tem materiais sensíveis ao toque e couro em diversas partes da cabine. A central multimídia de 12,3″ tem câmeras, mapa próprio e espelhamento Apple CarPlay sem fio. Já quem tem Android Auto não escapa do uso de fio para conexão. Ademais, tem ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com memória, ventilação e aquecimento e, por fim, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa. Estão presentes, ainda, os sistemas de identificação de ponto cego e de colisão frontal, bem como farol alto automático.
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