A Stellantis lançou nesta quarta-feira (6) os primeiros modelos da linha Fiat Hybrid: os SUVs Pulse e Fastback. Ambos utilizam o conjunto T200 Hybrid, que traz um gerador elétrico que funciona como motor de arranque e alternador, para alimentar uma bateria auxiliar. O novo conjunto chega às lojas nas versões Audace e Impetus de ambos os modelos, com os seguintes preços:
- Pulse T200 Hybrid Audace: R$ 125.990
- Pulse T200 Hybrid Impetus: R$ 140.990
- Fastback T200 Hybrid Audace: R$ 151.990
- Fastback T200 Hybrid Impetus: R$ 161.990
Conforme a Fiat, o sistema híbrido de Pulse e Fastback atua no conjunto mecânico que combina o motor T200 Flex e o câmbio CVT de sete velocidades. Porém, sem alteração de desempenho. Ou seja, o conjunto mantém os 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo do motor 1.0 turboflex (com etanol). Mas promete entregar maior eficiência energética por um custo acessível.
Na linha Pulse, por exemplo, a versão Hybrid está disponível nas versões Audace e Impetus, e substitui os modelos com motor 1.0 turbo a partir de 2025.
Em relação ao consumo em ciclo urbano, o Fiat Fastback teve uma redução de 11,5% na média com gasolina e de 9,8% com etanol). Já o Pulse ficou 10,7% mais econômico com gasolina e com etanol, segundo a marca italiana.
Ainda de acordo com a Fiat, embora não tracione as rodas, o gerador elétrico do sistema híbrido consegue gerar torque adicional para o motor flex. Bem como energia para recarregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íons de lítio de 11Ah, ambas de 12V. A tecnologia “dual battery”, por sua vez, fornece energia ao motor elétrico. Assim, o sistema gera potência adicional de até 3 kW (o equivalente a cerca de 4 cv).
Detalhes técnicos dos Fiat Pulse e Fastback híbridos
Buscando economia de combustível, o sistema atua junto de quatro modos de operação:
- e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia, por exemplo.
- e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que, assim, gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.
- Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. Contudo, no modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
- e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, armazenada nas duas baterias — chumbo-ácido e íon de lítio. Assim, o sistema consegue regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motor convencional.
Os sistemas representados acima são exibidos em um novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista
consiga gerenciar a condução, por exemplo. Por fim, como novidade da linha híbrida, os modelos recebem a cor Azul Amalfi, que já existiu no Pulse, e que estreia no SUV cupê Fastback. Este, recebe a central multimídia de 10,1 polegadas, já na versão Audace.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!