Pode até parecer ficção, mas o conceito futurístico de carro movido a hidrogênio já é realidade. Isso porque, a Hyundai entra no cenário com um modelo inovado: o SUV Initium. Ele deve estrear oficialmente ainda como protótipo. Embora a tecnologia FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) seja mais comumente associada à Toyota e ao modelo Mirai, a Hyundai, que já oferece o SUV Nexo a hidrogênio, destaca o foco no uso dessa tecnologia por meio de sua marca dedicada, a HTWO.
No conceito do Initium, a montadora sul-coreana apresenta um design com linhas marcantes, batizado de “Arte do Aço.” O SUV se destaca por uma estrutura robusta e um estilo quadrado. Também inclui rodas de 21 polegadas, além de para-lamas redondos e detalhes visuais em formato de quadrado, representando o logotipo da HTWO.
A Hyundai anunciou um aumento na capacidade de suas células de combustível e na bateria do Initium. A bateria, assim, eleva sua potência a 203 cv, e supera os 183 cv do Nexo. Por outro lado, a autonomia se mantém em torno de 650 km com um tanque cheio. Dessa forma, o alcance é semelhante ao do Nexo, que possui autonomia de 666 km segundo o ciclo WLTP. Para otimizar o consumo de hidrogênio, o Initium também apresenta soluções aerodinâmicas, como rodas com design fechado.
Ainda sem imagens reveladas do interior, a Hyundai descreve o Initium como espaçoso e versátil, com conforto aprimorado especialmente para os passageiros traseiros. O modelo também traz um planejador de rotas especialmente útil para FCEVs. Ele identifica em tempo real, por exemplo, a localização de postos de hidrogênio e seu status de funcionamento. Ainda, transmite informações sobre filas de espera, uma solução inteligente para a infraestrutura de abastecimento.
Modelo da Hyundai terá Tecnologia V2L (Vehicle to Load)
Além das funções de recarga, o Initium contará com tecnologia V2L. Ela permitirá que a energia gerada pelo veículo seja usada para alimentar dispositivos externos ou até uma residência. Para isso, será necessário um conector específico para tomadas de 220V. O recurso aumenta a utilidade do veículo, pois permite ao usuário compartilhar a energia armazenada na bateria.
O Hyundai Initium fará sua estreia oficial em novembro, nas edições do Salão de Los Angeles e de Guangzhou. Embora apresentado como conceito, o modelo de produção deve começar a circular no início de 2025. O anúncio torna ainda mais palpável o futuro da mobilidade sustentável, cada vez mais no presente.
O Jornal do Carro também está no Instagram!