Os golpes virtuais têm se tornado cada vez mais comum. As táticas, apesar de mudarem, têm o mesmo objetivo: acessar dados pessoais, que poderão ser usados em outros golpes, bem como pegar dinheiro das vítimas. A Associação Nacional dos Detrans (AND), está chamando a atenção para um nove golpe envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação CNH). De acordo com a AND, golpistas estão enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail dizendo que o motorista corre o risco de perder a CNH. Em algumas, indicam que se trata de notificação extrajudicial.
As mensagens enviadas pelos golpistas citam o sistema GOV, no qual o usuário poderia acessar as informações sobre o Detran. Algumas têm até mesmo o nome do correspondente. Além disso, indicam que a CNH será cancelada caso o motorista não resolva a pendência. De acordo com a AND, há registro de casos em ao menos 17 Estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais, entre outros. Contudo, a AND lembra que os Detrans não enviam notificações aos motoristas por meio de canais como SMS ou Whatsapp.
Há alguns dias, inclusive, o Detran de São Paulo compartilhou um alerta em suas redes sociais. “É golpe! O Detran-SP não envia mensagens sobre suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, diz a publicação. Veja abaixo.
Conforme Givaldo Vieira, presidente da AND e diretor-geral do Detran no Espírito Santo, o Detran só se comunica por meio de canais oficiais. “Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, seja por meio de correspondências devidamente identificadas e enviadas via Correios, ou de outras formas que são amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual.”
Como se defender de golpes envolvendo a CNH
De acordo com Vieira, apenas nos canais oficiais é possível ter acesso a informações com relação a pendências envolvendo a CNH, por exemplo, além de outros serviços. “É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infração registrada no veículo ou até mesmo processo de suspensão ou cassação aberto”, afirma.
Além disso, há a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no qual é possível consultar possíveis infrações. Ademais, a ferramenta permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Assim, recebe um aviso quando houver uma nova infração registrada, exclusivamente de forma eletrônica. Por fim, caso tenha alguma dúvida com relação a alguma notificação suspeita, os proprietários podem entrar em contato com o Detran do estado, a fim de resolver a situação.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat