SUV cupê compacto e agora também um carro esportivo de luxo. Este é o novo BMW X2 M35i, versão topo de linha que completa a família X2 no Brasil, mas com um comportamento completamente diferente. Afinal, trata-se de um veículo que passou pelo tratamento da divisão M Performance da montadora alemã, que transforma modelos convencionais em supermáquinas.
- VEJA MAIS:
- BYD terá marca de luxo no Brasil e quer desafiar Porsche
- Comparativo de 7 lugares: Citroën Aircross encara Chevrolet Spin
- Os 10 carros com câmbio automático mais baratos do Brasil
Como em todo carro da divisão esportiva da BMW, o X2 M35i tem alterações mecânicas profundas. O motor desse carro é o B48, um bloco quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina. É o mesmo que equipa o X2 xDrive28i, a versão de entrada do modelo no mercado nacional. No entanto, com a preparação da M Performance, os números de potência e torque dão um salto significativo: a variante M35i dispõe de 317 cv e 40,7 mkgf, enquanto o xDrive20i gera 204 cv e 30,3 mkgf.
O X2 M35i também utiliza a transmissão automática com sete marchas e o sistema de tração integral de seu irmão mais “básico”. Porém, novamente, a divisão esportiva do fabricante otimiza esses componentes para entregar mais desempenho.
Outro item importante na nova opção esportiva do SUV cupê, oferecido de série, é a suspensão adaptativa com diversos modos de condução. Por exemplo, é possível ajustar o sistema para rodar mais suave, oferecendo maior conforto, ou então deixá-lo mais rígido, melhorando a performance dinâmica em arrancadas e curvas.
X2 M35i acelera como cupê, mas faz curvas como um SUV
O Jornal do Carro testou o novo X2 M35i em alta velocidade, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A pista, com 3,5 quilômetros de extensão e 14 curvas, foi um ambiente propício para acelerar o modelo com segurança, mas não permitiu uma avaliação clara sobre como seria sua performance no mundo real das ruas e estradas brasileiras. Seja como for, o percurso fechado permite experimentar o carro, que exige muito chão para mostrar todo o seu potencial, como todo BMW M Performance.
Embora classifiquem o X2 M35i como um SUV cupê compacto, o modelo tem um porte robusto. De acordo com o fabricante, o veículo pesa 1.695 kg. Ainda assim, comparado ao X2 xDrive20i, a nova versão de alto desempenho é 57 kg mais leve – e 395 kg mais leve que o iX2 xDrive30i, 100% elétrico. O novo esportivo M ainda é dois centímetros mais baixo que as demais versões do X2 disponíveis no Brasil, marcando 1,57 metro.
O X2 M35i pode até ser pesado, mas ele também é forte. A relação peso/potência do veículo é de apenas 5,3 kg por cv de potência. Portanto, nesse sentido, o SUV com linhas arrojadas acelera como um cupê esportivo. Conforme dados da marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. É bem mais rápido que o X2 xDrive 20i, que cumpre a mesma prova em 8,3 s, e supera o iX2 xDrive30i, que faz em 5,6 s.
Contudo, apesar de toda força, o X2 com o selo M da BMW ainda é um SUV e tem o centro de gravidade elevado. Dirigindo com todos os controles de segurança ativados, o veículo sofre bastante intervenções em curvas contornadas em velocidades mais altas. Porém, por ter tração integral, nem a frente ou a traseira escapam. Em vez disso, o modelo, dependendo da velocidade, “esparrama” por inteiro pela curva.
X2 com vestimenta esportiva
Por si só, o design do X2, com o caimento acentuado do teto na traseira, já transpira esportividade. Contudo, essa característica natural do veículo fica ainda mais evidenciada com o pacote estético M incluindo na nova versão esportiva. Na traseira, por exemplo, as caixas de rodas são maiores, dando ao veículo um aspecto mais musculoso. Outros detalhes chamativos na parte de trás do veículo são o spoiler na tampa do porta-malas, o para-choque com design exclusivo e as duas ponteiras duplas de escape.
O X2 M35i também tem suas peculiaridades na parte frontal. O modelo possui a grade frontal com contorno iluminados, detalhe que a marca chama de “Iconic Glow” (Brilho Icônico, em inglês). Possui também um splitter específico, um apêndice aerodinâmico instalado na parte inferior do para-choque dianteiro. Além disso, o modelo vem com rodas aro 21 polegadas e retrovisores M, projetados para reduzir resistência do ar ao redor dos componentes.
Por dentro, o novo X2 M35i é quase idêntico às demais versões do X2 à venda no País, exceto por alguns poucos detalhes diferentes. O primeiro é o volante M, com revestimento em Alcântara e uma marcação vermelha na parte superior central, indicando a direção das rodas dianteiras. Outra exclusividade dessa versão são os bancos dianteiros semi-concha, com apoios laterais mais pronunciados. Essa variante do SUV cupê também possui paddle-shift atrás do volante, para trocas de marchas manuais – o X2 a gasolina de entrada não possui esse item.
Quanto aos equipamentos, o X2 M35i vem com os mesmos recursos do X2 de entrada e do iX2. O principal destaque é o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada dividida em duas partes, unindo o painel de instrumentos e o monitor da central multimídia. O sistema exibe as informações com gráficos bem elaborados e até realidade aumentada. No entanto, aprender a manuseá-lo corretamente exige tempo, pois contém inúmeras funções e possibilidades de programação.
X2 M35i cobra alto pelo alto desempenho e estilo esportivo
Obviamente, por ser um modelo da divisão M Performance, o X2 M35i é a versão mais rápida da série. De acordo com a BMW, o modelo tem velocidade máxima limitada em 250 km/h, enquanto o X2 xDrive 20i alcança 231 km/h e a versão elétrica atinge 180 km/h.
Essa potência extra e o estilo diferenciado do X2 M35i em relação as outras variantes cobram seu preço. O novo SUV cupê está à venda na rede da BMW no Brasil por R$ 512.950. Assim, o modelo é R$ 124.000 mais caro que a versão de entrada com motor e gasolina. Comparado ao iX2 XDrive 30i, a nova versão esportiva custa R$ 69.000 a mais.
Prós – Potência extra transforma o X2 M35i em outro carro
O X2 xDrive20i tem boa performance, mas a nova versão M35i coloca o SUV cupê compacto da BMW num outro patamar de desempenho muito superior.
Contras – Central multimídia é altamente complexa
O BMW Live Cockpit Professional, com duas telas coloridas e de alta definição, oferece gráficos deslumbrantes, mas o sistema é complexo de manusear. É necessário tempo para aprender todas funções e programações disponíveis no sistema.
Ficha técnica
BMW X2 M35i
Motor: 2.0 litros, quatro cilindros, turbo
Potência: 317 cv entre 5.750 e 6.500 rpm
Torque: 40,7 mkgf entre 2.000 e 4.500 rpm
Transmissão: automática, sete marchas
Comprimento: 4.567 mm
Largura: 1.845 mm
Altura: 1.575 mm
Entre-eixos: 2;670 mm
Porta-malas: 575 litros
Peso: 1.695 kg
Preço: R$ 512.950