O novo Audi Q5 Sportback vai chegar no mês que vem à Europa. Seguindo a cartilha do irmão SUV, a configuração SUV-cupê teve retoques no design e oferece mais itens de série. A motorização se mantém e continua com alimentação diesel ou gasolina, sempre híbridos.
Começando pelo visual, o modelo construído com base na plataforma PPC, dianteira totalmente nova. Tem novos faróis, ampla grade Singleframe ladeada por entradas de ar verticais, e há outra tomada de ar sob a grade principal. Atrás, lanternas (OLED digitais) unidas por barra de LEDs e para-choque ressaltado são destaques. Cada opção tem detalhes exclusivos, como inserções na cor cinza, preto ou cromada. Medidas: 4,72 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,83 m de distância entre-eixos. No porta-malas, cabem até 515 litros de bagagem.
A exemplo do Q5 e SQ5, o novato tem as mesmas opções de motorização. Portanto, seguem o 2.0 TFSI de 204 cv e 34,7 mkgf de torque (tração dianteira ou integral) e a opção 2.0 TDI (integral), com também 204 cv. Nesta opção a diesel, no entanto, são 40,8 mkgf de torque. O SQ5 Sportback, todavia, é equipado com o 3.0 V6 TFSI turbo a gasolina de 367 cv e 51 mkgf. Quem ajuda no trabalho é o câmbio DCT de sete marchas.
Seja qual for a configuração, o modelo vem, sempre, equipado com a tecnologia híbrida leve, de 48 volts, que dá potência adicional de até 24 cv e 23,4 mkgf. Futuramente, a gama do Audi Q5 Sportback terá versões TFSIe, híbridas plug-in.
Aceleração de 0 a 100 km/h
De acordo com a marca, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos nas opções com tração dianteira e 7,2 s na configuração a gasolina com tração integral. A variante diesel com tração integral, no entanto, realiza a ação em 7,4 s. O SQ5 Sportback, por fim, leva apenas 4,5 s.
Ainda na mecânica, o modelo tem suspensão independente nos dois eixos, com opção de sistema de amortecimento passivo e controle adaptativo do amortecedor. A lista conta com sistema de direção autônoma nível 2+. Do lado de dentro, quadro de instrumentos de 11,9″, central multimídia de 14,5″ e, por fim, tela para o ocupante dianteiro, com 10,9″. Head-up display e luzes ambientes são opcionais.
Na Europa, o Q5 começa em 54.800 (R$ 340.300, na conversão direta), já o SQ5 parte de 85.400 euros (R$ 530.300). Certamente virá ao Brasil, mas ainda não há data exata de início das vendas.
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