A quinta rodada de resultados de 2024 do Latin NCAP rendeu nota máxima de segurança à Mitsubishi Triton. A picape produzida na Tailândia obteve todas as cinco estrelas nos testes de impacto promovido pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Isso é mérito dos equipamentos de segurança oferecidos pelo modelo, como sete airbags e controle eletrônico de estabilidade. Na lista, figuram ainda tecnologias ADAS, opcionais.
A versão com cabine dupla obteve 89,89% para Ocupante Adulto, 91,16% para Ocupante Infantil, 86,51% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,10% para Assistência à Segurança. Já a configuração com cabine simples obteve, respectivamente, 90,27%, 86,36%, 86,51% e 92,10%. Veja o vídeo dos testes, abaixo.
Oferecida voluntariamente pela Mitsubishi, a nova Triton enfrentou testes de impactos frontal, lateral e lateral de poste, bem como chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis da Estrada, AEB Cidade e Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade e Detecção de Ponto Cego. Tanto as versões com cabine simples quanto as cabines duplas ganharam cinco estrelas. Cabe recordar, portanto, que a versão anterior da L200, quando avaliada pelo Latin NCAP, em 2019, obteve zero estrela.
Versões básicas
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos. No entanto, a recomendação do órgão é que os consumidores optem por versões equipadas com tecnologias ADAS, para mais segurança.
A Mitsubishi L200 Triton apresentou bom desempenho geral. Tem estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada a boa para o peito de adultos no impacto frontal. Ademais, a picape boa proteção no impacto lateral e proteção adequada a marginal para o peito no impacto lateral de poste.
Há, ainda, boa proteção para crianças e agradou pelo tanto de sistemas ADAS instalados como padrão. A proteção passiva para pedestres foi boa para uma picape. De acordo com o Latin NCAP, “junto com a pontuação do AEB VRU, (o modelo) alcançou uma das maiores pontuações de proteção para pedestres no Latin NCAP até agora.
“Com esse resultado, a Mitsubishi se torna o primeiro fabricante a oferecer uma picape cinco estrelas que obedece os últimos protocolos de avaliação do Latin NCAP. Isso demonstra que os veículos de trabalho podem proporcionar altos níveis de segurança”, destaca Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!