O aguardado novo Porsche 911 GTS com motor híbrido finalmente está à venda no Brasil. Apresentado em maio no exterior, o esportivo de 541 cv de potência e da geração 992.2 já pode ser reservado por aqui em duas carrocerias: cupê e conversível. Os preços são de R$ 1.127.000 e R$ 1.174.000, respectivamente. As primeiras unidades serão entregues no primeiro trimestre de 2025.
A marca alemã escolheu exclusivamente a versão GTS para receber o sistema híbrido, chamado de T-Hybrid, composto pelo tradicional boxer a gasolina de seis cilindros 3.6 litros turbo — não mais 3.0 e biturbo — e uma unidade elétrica.
O motor a combustão entrega 485 cv e 58,1 kgfm de torque e o elétrico, integrado no câmbio PDK de oito marchas, mas este consegue fornecer 54 cv a mais, além de pouco mais de 15 kgfm extras. Ao todo, são 541 cv e 62,2 kgfm — 61 cv a mais que o antecessor. O motor elétrico é alimentado por uma pequena bateria de 1,9 kWh.
Como é o motor híbrido do novo Porsche 911 GTS
Outro motor elétrico síncrono de imã permanente está posicionado entre o compressor e o rotor da turbina, para acelerar instantaneamente o turbocompressor e, dessa forma, diminuir o chamado turbo lag. Como toda essa parafernália, o novo Porsche 911 GTS está mais pesado? Sim, mas são apenas 50 kg extras em relação ao modelo anterior — no total são 1.595 kg.
Além de híbrida, a configuração GTS chega com o facelift de meia do 911, que modernizou o visual. Na dianteira, por exemplo, agora há um novo para-choque com cinco abas verticais ativas para o sistema de refrigeração do esportivo. Quando a demanda de potência é mínima, as abas ficam fechadas para otimizar a aerodinâmica. Quando há o requisito de força, em situações de pista, por exemplo, as aletas direcionam o fluxo de ar para os radiadores do carro. Tudo feito de forma automática por sensores que “lêem” a necessidade do carro.
Ainda na frente, os faróis de LED trazem os característicos quatro pontos. Na traseira, a Porsche mudou o arranjo das lanternas. Já as rodas são de 20 polegadas (dianteira) e 21” (atrás). De série, o 911 GTS também vem equipado com o sistema de esterçamento do eixo traseiro, que melhora a dinâmica em altas velocidades e o poder de manobra em situações cotidianas.
Dentro, o esportivo traz duas telas. A primeira é curva de 12,6” do painel de instrumentos digital altamente configurável (são sete opções) e a de 10,9” da central multimídia que tem conectividade com Apple Carplay. O botão de partida à esquerda e a discreta manopla da transmissão continuam.