A Renault celebrou, nesta semana, a produção de 4 milhões de veículos no Brasil, em quase três décadas de operações no país – faz 26 anos que a fabricante está no País. A marca histórica de produção aconteceu no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), que atua como polo de fabricação da montadora desde 1998. Para marcar o momento, A Renault produziu um crossover Kardian na cor Laranja Energy para o registro ao lado dos colaboradores da planta.
“Essa conquista representa muito orgulho para nós. Atingir 4 milhões de veículos demonstra o compromisso da Renault em entregar uma linha completa de produtos para os clientes. Parabéns a toda a equipe Renault por essa realização”, destacou Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil, em nota oficial.
Produção e tecnologia da Renault
O Complexo Ayrton Senna tem duas unidades principais: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU). As fábricas produzem tanto para o mercado nacional quanto para exportação. De acordo com a marca, são 3 milhões de unidades comercializadas no Brasil, além do envio de 1 milhão para outros países da América Latina.
A estrutura do complexo integra tecnologias de última geração no setor automotivo. Por exemplo, inteligência artificial, automação com veículos guiados automaticamente (AGVs), impressão 3D e o conceito de gêmeo digital. Esse sistema, batizado como Metaverso Industrial, tem relação com estratégias adotadas pela Renault em suas instalações europeias.
Novos lançamentos
Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais é responsável pela montagem de modelos como o Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Duster Oroch e Master. Além disso, em 2025, o local iniciará a produção de um SUV médio inédito, aumentando ainda mais a produção da Renault no mercado brasileiro.
Além disso, o complexo conta com uma unidade específica para motores, que já produziu mais de 5 milhões de propulsores ao longo dos anos.
A trajetória demonstra importância da Renault no setor automotivo brasileiro e a capacidade de sua fábrica nacional em atender os consumidores locais e internacionais.
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