Para ter um superesportivo na garagem, não basta gastar milhões na compra, mas é preciso também pensar nos custos para manter o carro. Ou seja, apenas o IPVA deve representar um belo prejuízo na conta bancária do proprietário. Um dos modelos mais icônicos do mundo, o Bugatti Chiron desembarcou por aqui em julho deste ano. É o único exemplar do modelo, que teve uma produção limitada a 500 unidades encerrada em maio, circulando no País.
O superesportivo francês chegou ao Brasil pelas mãos de um importador independente para um cliente da cidade de Araras, no interior de São Paulo. Seu valor estimado é de R$ 50 milhões. Desse modo, como a alíquota do Estado é de 4%, o IPVA pago deverá ficar na casa de R$ 2 milhões, conforme o cálculo que ensinamos aqui.
Com essa quantia recolhida do imposto, seria possível comprar um Mercedes-AMG SL Roadster de quase R$ 1,7 milhão e ainda sobrar um bom troco. Ou montar uma frota com quase 27 unidades do Fiat Mobi, atualmente o carro zero km mais barato do mercado brasileiro, por R$ 74.990.
O Chiron traz sob o capô um motor 8.0 W16 quadriturbo que entrega impressionantes 1.479 cv de potência e 1.600 mkgf de torque. Em termos de desempenho, acelera de 0 e 100 km/h em 2,4 segundos. Os 200 km/h chegam em 6,5 segundos e os 300 km/h, em 13,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 420 km/h, pois, de acordo com a marca, poderia ser maior.
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