Quem deseja comprar um dos SUVs elétricos da Volvo, terá que se atentar. Isso porque, a marca aumentou os preços de três modelos. Os valores chegam a R$ 7 mil. As mudanças atingem os carros EX30, XC40 e C40.
O EX30, modelo de entrada da Volvo, sofreu reajustes em suas duas versões. A configuração Extended Range Plus, equipada com motor elétrico de 272 cv e bateria de 69 kWh, subiu de R$ 277.950 para R$ 280.950. Um acréscimo de R$ 3 mil. Já a versão Extended Range Ultra, que inclui recursos extras como teto panorâmico, assistente de estacionamento, porta-malas elétrico e câmera 360º, passou de R$ 293.950 para R$ 299.950. Aumento de R$ 6 mil.
Usando a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), desenvolvida pelo Grupo Geely, o EX30 oferece dimensões compactas com 4,23 metros de comprimento. A distância entre eixos é de 2,65 metros e o porta-malas tem capacidade de 318 litros. Ambas as versões aceleram de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h.
Volvo XC40 e C40 tiveram maiores aumentos
O SUV XC40, na versão Recharge Plus, foi um dos modelos que teve o maior aumento de preço. Equipado com um motor elétrico de 238 cv e 42,8 kgfm de torque, o preço subiu de R$ 342.950 para R$ 349.950. Ou seja, subiu em R$ 7 mil. Com dimensões ligeiramente maiores que o EX30, o XC40 apresenta 4,44 metros de comprimento, distância entre eixos de 2,70 metros e um porta-malas de 419 litros. Essa versão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
O C40, introduzido em 2021, é conhecido por seu design mais esportivo em comparação ao XC40. Ainda assim, mantém dimensões semelhantes e a mesma base CMA (Compact Modular Architecture), plataforma desenvolvida em colaboração com a Geely. A versão Plus oferece uma bateria de 69 kWh, com autonomia estimada de 365 km pelo Inmetro. Já a configuração Ultra atinge 353 km de autonomia e acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,7 segundos.
Já o SUV-cupê C40 Recharge, derivado da mesma plataforma modular do XC40, também sofreu reajustes em suas duas configurações. A versão de entrada, Recharge Plus, passou de R$ 359.950 para R$ 366.950 — aumento de R$ 7 mil. Por outro lado, a versão topo de linha Recharge Ultimate, que oferece tração integral e dois motores elétricos com 408 cv, teve um reajuste mais contido. Isso porque, subiu de R$ 418.950 para R$ 419.950. Assim, um acréscimo de R$ 1 mil.