Durante prévia de evento com jornalistas na última sexta-feira (6), a Mercedes-Benz deu mais detalhes sobre a próxima geração CLA. De acordo com a marca alemã, o modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2025, embora a previsão é que já no primeiro semestre ocorra o lançamento global. Além do novo CLA, a marca reforçou seu compromisso em tornar-se 100% elétrica até 2039.
Como adiantou o Jornal do Carro, o novo Mercedes-Benz CLA terá motor 2.0 turbo feito pela Geely. Isto é, pela marca que nasceu de uma joint venture entre o grupo e a Renault, a Horse. Mas para além do motor de quatro cilindros, durante a prévia do Mercedes Eletric Experience foram revelados alguns outros detalhes que a marca preparou para o modelo.
A Unidade de Tração Elétrica do CLA
O novo CLA, terá, por exemplo, terá uma avançada Unidade de Tração Elétrica (MB.EDU), que integra motor elétrico, transmissão de duas velocidades, inversores e outros sistemas eletrônicos em um conjunto compacto. Pesando apenas 110 kg, essa unidade entregará 235 cv na versão inicial, equipada com tração traseira. Já nas configurações com tração integral, um segundo motor elétrico instalado no eixo dianteiro incrementará a potência total. Assim, resultando em mais de 300 cv.
Além disso, o destaque da versão 100% elétrica do novo modelo é a capacidade de carregamento ultrarrápido. Isso porque o carro adotará uma moderna plataforma de 800 volts, que permite carregamentos com potência de até 250 kW em corrente contínua. Essa tecnologia possibilita recuperar aproximadamente 400 km de autonomia em apenas 15 minutos conectado à estação.
Para o mercado brasileiro, a Mercedes-Benz projeta uma autonomia de até 500 km por carga, com base no ciclo de testes do Inmetro. Dessa forma, posiciona o modelo entre os veículos com maior alcance dentro de sua categoria. Na versão mais topo de linha, a energia do CLA terá armazenamento em uma bateria com capacidade útil de 85 kWh. Já a configuração de entrada, terá uma bateria LFP (ferro-lítio-fosfato) de 58 kWh, com uma autonomia aproximada de 310 milhas (cerca de 500 km) segundo o padrão europeu WLTP.
Interior do CLA será sustentável
O conceito da Mercedes aposta em um interior projetado com materiais sustentáveis, como adiantou a marca durante o evento. O destaque, por exemplo, é o uso de celulose de fontes renováveis no console central. Além disso, as portas terão revestimentos com tecidos baseados em nanotecnologia que imitam a textura da seda. Já os bancos terão forro com poliéster derivado de PET reciclado, além de couro Nappa. O material, que também revestirá painel, portas e o acabamento das colunas, tem produção ambientalmente responsável, de acordo com a Mercedes. Por fim, os tapetes, também seguindo a pegada sustentável, terão confecção em fibras de bambu.
Mercedes reforça que será 100% elétrica
Com toda a pegada a sustentável do novo modelo, a marca também reforçou sua intenção de se tornar 100% elétrica até 2039. Faz cinco anos desde que a marca fez o anúncio. Na ocasião, a Mercedes disse que daria um passo intermediário. Até 2030, por exemplo, 50% dos veículos seriam do tipo híbrido plug-in, que pode ser carregado por uma tomada, e a outra parte totalmente de veículos elétricos.
Contudo, a produção do novo CLA será sobre a MMA (sigla em inglês para Arquitetura Modular Mercedes-Benz). Trata-se de uma plataforma híbrida. Ou seja, para veículos elétricos, híbridos e modelos à combustão. Ou seja, pode-se esperar um possível uso da plataforma para produção de modelos que não sejam 100% elétricos. Além disso, rumos de que houve uma mudança de planos circulam em bastidores, embora a Mercedes não tenha comunicado oficialmente a decisão.
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