Prestes a começar suas operações no Brasil, a Neta Auto acaba de receber uma notícia preocupante. O Aya, um dos carros que será vendido por aqui, recebeu nota zero no teste de colisão do Asean NCAP – órgão que realiza testes de segurança em veículos disponíveis em países do sudeste asiático.
De acordo com os resultados, o hatch elétrico chinês – vendido na Ásia como Neta V – alcançou um total de 28,55 pontos dos 100 possíveis. Foram apenas 7,89 para proteção de adultos, 13,51 na proteção de crianças e 0 em atropelamento de motociclistas. Já na categoria de assistentes de segurança foram 7,14 pontos. A nota baixa é porque o modelo traz apenas itens básicos, como dois airbags, lembrete de afivelamento do cinto para o motorista, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade de série.
No teste de colisão frontal, no qual o Aya recebeu nota zero, a “performance decepcionante” se deu pela baixa proteção de cabeça, pescoço, peito e perna direita do motorista. Já no impacto lateral, com 6,31 pontos, houve apenas proteção no limite para o tórax do dummy. Por fim, o carro não tem nenhum equipamento de proteção para a cabeça, zerando também esse quesito.
Conheça o Neta Aya
Em pré-venda no Brasil, o Aya é o carro de entrada da Neta por aqui. Com 4,07 metros de comprimento, 1,54 m de altura, 1,69 m de largura, 2,42 m de entre-eixos e porta-malas de 335 litros, o modelo tem motor elétrico de 95 cv e 15,3 mkgf de torque. A bateria de 40,7 kWh é capaz de fornecer autonomia de até 263 km, conforme dados do Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12 segundos, de acordo com informações da marca.
São duas versões de acabamento: Comfort, que custa R$ 128.900, e Luxury, por R$ 134.900. Ambas têm como destaque itens como tela da central multimídia de 14,6”, chave inteligente, acabamento premium e carregador de celular por indução. A configuração de entrada tem os mesmos itens de segurança da unidade testada pelo Asean NCAP. Mas pelos R$ 6 mil extras, a versão de topo é a única que traz sistemas de assistência à condução, como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, entre outros.
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