Com praticamente a metade das vendas de 0 km Brasil em 2024, a categoria de SUVs se tornou não apenas a mais queridinha dos consumidores, mas também a mais disputada e cobiçada pelas montadoras. Todas as marcas vão lançar novos SUVs em 2025, em busca de maior volume de vendas e de lucratividade.
Portanto, serão dezenas de novidades no próximo ano, mas aqui no Jornal do Carro já sabemos quais desses modelos tendem a se destacar. Vamos a lista: Toyota Yaris Cross, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Honda WR-V e Renault Bigster, o inédito SUV médio da fabricante francesa. Agora vamos aos detalhes destes SUVs que prometem agitar o mercado no ano que vem:
Toyota Yaris Cross
Atrasado e cercado de expectativas, o Yaris Cross deve chegar em meados do ano que vem e vai se posicionar, claro, abaixo do Corolla Cross. O modelo ai colocar a Toyota, finalmente, na briga entre os compactos com T-Cross, Creta, Tracker e companhia. O utilitário mais barato usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Tanto que virá com uma versão híbrida flex logo de cara.
Derivado de um projeto asiático, o Yaris Cross tem design inspirado no RAV4, com grade trapezoidal, faróis afilados e abrigo das luzes de neblina em formato vertical. Em medidas, tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Ademais, o SUV compacto tem porta-malas de 471 litros — 1 litro a mais que o sedã Corolla, diga-se. Versões somente a combustão também estão prevista e devem vir com o 1.5 litro aspirado da linha Yaris.
5 SUVs? Tera vem aí…
Depois de Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan, a VW terá mais um SUV no Brasil durante o 1° trimestre de 2025. O Tera, nome revelado recentemente, chegará para ser a porta de entrada da marca e competir no segmento que hoje tem Fiat Pulse e Renault Kardian. A produção será na fábrica de Taubaté (SP).
O novo SUV deverá trazer o motor 1.0 170 TSI, ou seja o 1.0 turbo de 116 cv do Polo. Fora disso, pode ter uma configuração mais cara com o 1.0 turbo 200 TSI, que gera 128 cv. Por fim, em um segundo momento, o VW Tera receberá o sistema híbrido leve de 48V.
E, sim, haverá opções com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Resta saber o posicionamento de preço do Tera, mas podemos esperar algo na faixa de R$ 110.000.
Nissan Kicks
Se tem um carro que vai mudar completamente na segunda geração, este é Nissan Kicks. O novo SUV, flagrado diversas vezes camuflado por aqui, vai estrear ainda no 1° semestre. O carro sairá das linhas de montagem em Resende (RJ) e faz parte do investimento de R$ 3 bilhões anunciado em 2023.
Fora a nova linguagem de design e pouquíssimo a ver com o Kicks que conhecemos hoje – este, inclusive, deverá ser mantido em linha -, o SUV de segunda geração será maior em relação ao atual: são 4,37 metros de comprimento (6 cm extras) e 2,66 m de entre-eixos (5 cm a mais). Ademais, o novo Kicks pode aposentar o 1.6 flex aspirado e trazer o três cilindros 1.0 turbo da Renault, que estreou no Kardian.
Honda WR-V
A sigla WR-V vai voltar ao Brasil. Chamado de Elevate em outros mercados, como a Índia, o SUV de entrada vai ocupar o espaço abaixo do HR-V e, de quebra, tentar conquistar os órfãos do Fit. A estética é de um hatch compacto com dimensões avantajadas. O entre-eixos de 2,65 m, por exemplo, é igual a do VW T-Cross. Já o porta-malas tem ótimos 458 litros de capacidade.
Inicialmente poderá vir equipado com o conhecido motor quatro cilindros 1.5 litro aspirado flex com injeção direta da linha, City, com 126 cv, além da transmissão automática CVT. Nos próximos anos, o WR-V terá motorização híbrida flex.
Renault Bigster?
A marca francesa terá um SUV médio para chamar de seu em 2025 e tentar fazer frente a Compass e Corolla Cross. Inspirado na terceira geração do Dacia Duster europeu, o inédito modelo usará a plataforma RGMP do Kardian. Visual também deverá ter traços independentes do SUV romeno e mais parecidos com o do cupê Rafale.
Ventila-se ainda que o SUV adota o sistema híbrido flex de 48 volts . A parte a combustão que servirá de base, no entanto, ainda é uma incógnita. Pode ser o próprio 1.0 turbo do Kardian, mas também há a opção do 1.3 TCe do Duster vendido aqui. As unidades de potência, inclusive, são fabricadas pela Horse Powertrain em São José dos Pinhais (PR).
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