Os números de vendas de automóveis e comerciais leves foram expressivos em novembro no Brasil. O mercado subiu 15% no acumulado do ano e quase 20% na comparação com novembro de 2023. Mas, no fechamento do ano, quem será que ocupa o topo do pódio? De acordo com números da Fenabrave, associação dos concessionários, desta quarta-feira (18), ainda não dá para saber.
Se pegarmos as vendas de janeiro a novembro de 2024, a Fiat Strada segue na frente, com 128.450 unidades. Em contrapartida, o Volkswagen Polo vem logo na bota, com 126.709 – 1.741 registros a menos. Embora o Polo apareça em primeiro lugar na prévia de dezembro consultada pelo Jornal do Carro (veja abaixo), se o ano acabasse hoje, numa conta simples, ainda daria Strada. Afinal, a picape (que vence a disputa desde 2021) tem apenas 337 unidades emplacadas a menos que o hatch da VW e venceria por 1.404 unidades.
Veja os 10 mais vendidos na prévia de dezembro, conforme números da Fenabrave:
1°) Volkswagen Polo: 8.487
2°) Fiat Strada: 8.150
3°) VW T-Cross: 5.971
4°) Chevrolet Onix: 5.188
5°) Renault Kwid: 5.025
6°) Chevrolet Tracker: 5.015
7°) Fiat Argo: 4.619
8°) VW Saveiro: 4.471
9°) Hyundai HB20: 4.007
10°) Hyundai Creta: 3.957
Em síntese, além de Polo e Strada, o Hyundai Creta (décimo) é o único que se mantém na mesma posição desde o fechamento de novembro. No restante, todos os integrantes do top ten fizeram a dança das cadeiras.
O grande destaque, no entanto, é a Volkswagen Saveiro, que ressurgiu das cinzas e ocupa o oitavo lugar do ranking. Com isso, o Hyundai HB20S saiu de cena e, assim, nenhum sedã faz parte do pelotão dos 10+. No acumulado do ano, entretanto, o exemplar da VW vendeu 46.600 unidades e, assim, sequer chega à metade do número registrado pela Fiat Strada no período.
Dentre as mudanças mais drásticas, a queda do Hyundai HB20 espanta. O hatch da marca sul-coreana foi de terceiro (fechamento de novembro) para nono, na prévia de dezembro. O Fiat Argo também caiu, mas foi de quarto para sétimo.
Por outro lado, tem mais VW surpreendendo no ranking. O T-Cross segue com o posto de utilitário esportivo mais vendido do mercado e pulou da sexta para a terceira colocação nos primeiros dias de dezembro. Já nos SUVs médios, pela primeira vez, o Toyota Corolla Cross ultrapassou o Jeep Compass no acumulado do ano. Mas as coisas já voltaram ao que era antes e o modelo da Stellantis já soma 45.344 registros de janeiro a novembro, enquanto o exemplar da marca japonesa conquistou 44.025 vendas no período.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!