Depois de aparecer pela primeira vez sob a carroceria do Virtus, a futura Volkswagen Tarok surge em testes disfarçada de Tiguan Allspace. O veículo foi flagrado em vídeo rodando em uma estrada e publicado no perfil do Instagram @placaverde. Confira abaixo:
De acordo com reportagem da revista Autoesporte, a mula – como são chamados os protótipos com carroceria de outros modelos – revela que a suspensão traseira terá eixo rígido com molas semielípticas. É a mesma receita da Fiat Strada, por exemplo. A ideia é aproveitar a fama de robustez da picape compacta, que é líder de mercado.
Conforme a apuração do jornalista Leonardo Felix, é possível notar pelas imagens a ausência de molas helicoidais e o eixo traseiro arqueado. Assim, o falso Tiguan aparece “pulando” na pista, o que seria mais uma indicação dessa característica mecânica. O SUV de sete lugares foi usado por ter dimensões como comprimento e distância entre-eixos próximos aos do futuro modelo.
O que sabemos sobre a Tarok
Apesar de o nome ainda não estar definido, muito se fala sobre a Tarok há anos, desde que a VW revelou um conceito da picape no Salão do Automóvel em 2018. Mas o certo é que o modelo chega às lojas em 2026 e terá produção em São José dos Pinhais (PR). A fábrica receberá R$ 3 bilhões em investimento até 2028 para adaptar a linha de montagem.
Posicionada entre a Saveiro e a Amarok, a novata terá um porte intermediário, ou seja, vai brigar no segmento de Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, por exemplo. Sua plataforma será a MQB A0, a mesma de T-Cross e Virtus, que também sairão da unidade paranaense – além de servir de base para Polo e Nivus.
A Tarok não vai apenas dividir a arquitetura com o T-Cross, mas terá muito do visual do SUV, tanto no visual quanto internamente. Em termos de dimensões, deverá ter medidas próximas às da Montana, já que sua base será a de um utilitário compacto, e não de um médio como no conceito apresentado em 2018 (e que usava a mesma plataforma do Taos).
Em relação a motorização, tudo indicava que a picape poderia estrear o motor 1.5 EVO2 que vai substituir o atual 1.4 TSI. Mas, segundo a reportagem, o lançamento deverá ser mesmo com o conhecido 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf. O câmbio será automático de seis marchas, mas versões manuais voltadas ao trabalho não estão descartadas. A caminhonete pode receber também opções com motorização 1.0 turbo de 128 cv para brigar com as configurações de entrada do segmento das intermediárias.
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