A edição de 2025 da CES trouxe novidades e parcerias improváveis, mas que alimentam a curiosidade do mundo automotivo. Uma delas é o lançamento do AFEELA 1, primeiro elétrico da marca AFEELA, primeiro modelo oriundo da Sony Honda Mobility, parceria entre as gigantes japonesas de eletrônicos e automóveis.
A joint-venture, que surgiu em 2022, culminou no sedã, que mescla tecnologias das duas empresas e tem dois motores elétricos de tração. O modelo, que chega agora ao mercado norte-americano, utiliza a base e:Architecture. Assim, tem dois motores elétricos de 180 kW, o equivalente a 244cv cada. Entretanto, a potência total combinada não apareceu em definitivo.
Para alimentar o conjunto, o AFEELA 1 usa baterias de íons de lítio de 91 kWh. Que tem recarga em até 150 kW ou 11 kW (wallbox tradicional). Segundo a SHM, o modelo tem alcance elétrico de 300 milhas ou 483 quilômetros, por exemplo. A produção do sedã tem previsão para acontecer na fábrica da Honda em Ohio, onde ficará responsável pelos componentes mecânicos.
Elétrico da Sony Honda Mobility será feito na fábrica da Honda nos EUA
Já a elétrica inteira do elétrico ficará a cargo da Sony, setor que claramente a empresa domina a bastante tempo. O sedã está disponível em duas versões: Origin e Signature. Ambos os modelos oferecem uma assinatura gratuita de 3 anos, que inclui uma seleção de conteúdo de entretenimento imersivo, opções de personalização digital para os veículos e conectividade de dados 5G.
Por fim, o preço inicial é de US$ 89.900 para o AFEELA 1 Origin e de US$ 102.900 para o Signature, que vem com rodas de 21 polegadas, um sistema de entretenimento traseiro e o C-CMS (Sistema de Monitorização da Câmara Central). O modelo, que pode ser guiado com o controle de um Playstation 5, custa US$ 5 mil a menos que um Tesla Model S, então há competitividade.
O Jornal do Carro também está no Instagram!