A Hyundai também quer um pedaço do recente protagonismo alcançado pelo renascimento da Kombi elétrica, também conhecida oficialmente como Volkswagen ID.Buzz. Assim, aposta na sua própria van de visual futurista, Staria, para o serviço. O modelo, que tem versões a combustão e híbridas, foi visto em testes na Coreia do Sul, indicando que uma versão elétrica está a caminho.
O flagra da Staria elétrica apareceu primeiro no site coreano Clien, onde estava estacionado um protótipo em testes, sem nenhuma camuflagem. No quesito visual, há poucas diferenças entre a elétrica e a versão a combustão, cujo visual já é bastante futurista, por exemplo. A parte inferior da dianteira ganhou a mesma cor da carroceria, no entanto, e acima da grade, uma fina barra de LED percorre a dianteira.
Ao lado do suporte dianteiro da placa, há um pequeno quadrado, que revela o bocal de carregamento da versão elétrica. Abaixo, contudo, há duas discretas entradas de ar. Inclusive, um dos diferenciais da versão elétrica para as demais está mesmo na dianteira, mas com foco em um visual mais limpo e discreto, por exemplo.
Hyundai Staria elétrica pode usar conjunto do Ioniq 5 N
Com rodas pretas que podem ser exclusivas da versão, a van se destaca pelo amplo espaço interno e grande área envidraçada, bons atributos em uma van de passeio, por exemplo. Entretanto, ainda são desconhecidos os detalhes referentes à potência e torque da versão elétrica. Existe a possibilidade do modelo utilizar um conjunto de 215 cv e 35,6 mkgf, cortesia da arquitetura de 800V e bateria de 84 kWh de capacidade, emprestados do Ioniq 5 N.
Outra benesse é o sistema V2L, que permite usar a bateria do modelo elétrico para carregar outras fontes de energia, como eletrodomésticos, por exemplo. Segundo o Carscoops, a van tem como foco o mercado europeu e asiático, com possibilidade de chegar aos mercados tailandês e australiano, por exemplo. A produção pode começar em 2026, com entregas previstas para o mesmo ano ainda.
O Jornal do Carro também está no Instagram!