Mesmo com o espaço perdido para os SUVs, os hatches ainda representam uma fatia importante do setor brasileiro de automóveis. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), este tipo de carroceria ainda abocanha quase 30% do setor. Em 2024, por exemplo, os quatro carros de passeio mais vendidos no Brasil foram hatches.
Destaque para o Volkswagen Polo, que ganhou com folga o título do segmento ao emplacar mais de 140.000 unidades no ano passado. Por outro lado, o segundo lugar foi disputado mês a mês e o Chevrolet Onix, que será reestilizado em 2025, conseguiu superar o Hyundai HB20 por apenas 424 exemplares: 97.503 a 97.079.
A surpresa da lista fica por conta da chinesa BYD, porque coloca dois modelos entre as dez primeiras posições. Destaque para o Dolphin Mini que conquistou o sexto lugar, com 21.946 unidades, e terminou o ano à frente de modelos de renome, como Citroën C3 e Peugeot 208. O carrinho ainda se sagrou o elétrico mais vendido do País. Já o Dolphin “convencional” fechou 2024 na 10ª posição entre os hatches, colado no Honda City (9° lugar). Ademais, Argo, Yaris e os franceses completam o ranking. Veja a lista completa:
- Volkswagen Polo – 140.177 unidades
- Chevrolet Onix – 97.503
- Hyundai HB20 – 97.079
- Fiat Argo – 91.139
- Toyota Yaris – 25.964
- BYD Dolphin Mini – 21.946
- Citroën C3 – 21.080
- Peugeot 208 – 17.709
- Honda City – 15.473
- BYD Dolphin – 15.201
Kwid e Mobi são hatches?
Os subcompactos e carros mais baratos à venda no Brasil também emplacaram bons números. Mas o Fiat, atual detentor deste título e que parte R$ 74.990, saiu na frente. Registrou exatas 67.382 carros em 2024 e superou o Renault, que obteve 57.241 modelos — uma diferença de pouco mais de 10.000 carros. Hoje, o Kwid tem preços entre R$ 76.090 e R$ 82.090 e é ofertado em três versões.
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