O BYD que dança e pula buracos está no Brasil. O Yangwang U9 foi flagrado em São Paulo pelo perfil Placa Verde no Instagram. O esportivo elétrico, que tem exatos 1.287 cv de potência, deu as caras no País com identificação e importação temporários possivelmente para participar de ações promocionais e atividades com concessionários da marca chinesa por aqui.
Mas a fabricante não pretende, pelo o menos a curto prazo, comercializar o modelo por aqui. Além do U9, uma unidade do SUV gigante U8, que flutua e gira no próprio eixo, também se encontra em solo brasileiro para os mesmos fins.
O BYD Yangwang U9 surgiu no início de 2023 com quatro motores elétricos. Juntos, entregam espantosos 1.287 cv e 171,4 mkgf. Com tração integral, acelera de zero a 100 km/h em 2,3 segundos — só 0,2 s a mais que a novíssima Ferrari F80, por exemplo. A bateria, no entanto, é “pequena”: tem 80 kWh, mas que garante 465 km de autonomia conforme o otimista ciclo chinês.
BYD = Ferrari?
No porto, o modelo tem 4,97 metros de comprimento e 2,90 m de distância entre-eixos — é do mesmo tamanho de um BYD Tan. O peso total é de 2.475 kg, pesado para um superesportivo. Sua arquitetura de 800V permite uma recarga de 30% a 80% em apenas dez minutos em estações rápidas. Além disso, traz uma tecnologia que permite colocar dois plugues de carregamento ao mesmo tempo.
Bem como os números superlativos, o U9 impressiona ainda pelas suas capacidades, decerto, inusitadas. Em um vídeo promocional recente, o esportivo exibe os artifícios da suspensão hidráulica. A 120 km/h, o carro identifica um buraco de 2,5 metros cheio d’água e, quando se chega mais próximo, o U9 salta uma distância de 6 metros para evitar cair na cratera. Veja o vídeo abaixo: