Depois do lançamento do novo Model Y Juniper na China, a Tesla anuncia agora o início da produção do SUV reestilizado em sua Gigafábrica da Alemanha. A ideia da montadora é recuperar as vendas do modelo no mercado europeu, que caíram 48% no ano passado. Mesmo assim, deve manter o posto de carro elétrico mais vendido do mundo. No geral, a marca entregou 1,79 milhão de carros globalmente em 2024, 200 mil unidades a menos que em 2023.
Ainda não se sabe, contudo, quanto vai custar o novo Model Y na Europa. A versão atual tem preços entre 44.900 euros a 57.990 euros (entre R$ 279 mil a R$ 360 mil, na conversão direta), de acordo com a versão. Na China, onde as reservas pelo carro já estão abertas, o valor aumentou 5,4% em relação ao antecessor.
Como é o Tesla Model Y Juniper
Esta é a primeira grande reestilização do Model Y desde o lançamento, em 2020. O SUV recebeu novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados e coeficiente de arrasto menor (de 0,23 para 0,22). Além disso, a tela da central multimídia ficou maior (de 15” para 15,4”), o painel foi remodelado, os bancos receberam novo design, o sistema de som traz agora alto-falantes escondidos e há uma nova tela de 8” para os passageiros de trás.
Na parte mecânica, a autonomia aumentou e o carro tem novo tratamento acústico, direção mais responsiva e suspensão recalibrada. As mudanças na aerodinâmica deixaram ainda o SUV ligeiramente mais rápido, apesar da redução na velocidade máxima. Por fim, o modelo pode receber o mais recente pacote de tecnologias semiautônomas da marca, mas como opcional.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!