O Mazda 6e foi apresentado no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica. Trata-se de uma espécie de sedã com ares de cupê, com visual interessante e produção conjunta com a chinesa Chongqing Changan Automobile. Tem base no EZ-6, lançado na China em 2024, entretanto, é voltado ao mercado europeu, a fim de concorrer com BYD, Tesla e companhia. Seu principal chamariz, a princípio, é a motorização 100% elétrica. Trata-se do primeiro modelo movido a baterias da marca japonesa. A ideia é lançá-lo ainda neste ano na Europa.
Em síntese, o Mazda 6e tem dois tipos de motorização. Ambos, elétricos, porém com potências e capacidades de bateria diferentes. No primeiro, de 245 cv e sobrenome Long Range, o componente tem 80 kWh e gera autonomia de até 552 km. Já o outro, com motor de 258 cv, consequentemente, tem números mais modestos de, respectivamente, 68,8 kWh e 479 km. Dados com base no ciclo WLTP.
A marca alega que o novato recarrega de 10% a 80% em apenas 22 minutos e que dá para acrescentar 235 km de autonomia em 15 minutos. Isso, no entanto, só mesmo em carregadores rápidos de 200 kW.
0 a 100 km/h e velocidade máxima
Seja qual for a versão, são 32,6 mkgf de torque máximo. Com base nesses números, faz de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e a velocidade chega a 170 km/h e 175 km/h, para as versões menos potente e mais potente, respetivamente. Tração: traseira.
Enquanto do lado de fora, o modelo tem certa sobriedade e aposta na elegância, o interior aposta forte no requinte. Além de couro por todos os lados, o modelo tem tela central de 14,6″, quadro de instrumentos com 10,2″ e até Head-Up Display com realidade aumentada e 50″. Com tanto espaço para a projeção das principais informações do carro no para-brisa, o motorista fica livre da necessidade de desviar o olhar da estrada. Tem sistema de som fornecido pela Sony.
Debaixo da tampa traseira, capacidade para 330 litros de bagagem. O espaço sobe para até 1.074 litros com os bancos da segunda fileira rebatidos. A estimativa de preços do Mazda 6e fica em 43 mil euros (R$ 268,5 mil, na conversão direta), na versão com bateria menor.
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