No final do ano passado, o projeto de renovação da marca Jaguar resultou em uma avalanche de publicidade, quase que totalmente negativa, para a montadora. Um relatório recente, entretanto, aponta que os novos logotipos e emblemas também geraram grande controvérsia entre os próprios funcionários da Jaguar.
Segundo a Autocar India, uma carta interna vazada da equipe de design da Jaguar revelou descontentamento com o diretor criativo da empresa em relação ao projeto de rebranding. O documento mostra que os designers ficaram insatisfeitos tanto pela decisão de terceirizar o trabalho para uma agência externa quanto pelos resultados apresentados.
“Sentimos que o logotipo não se alinha com a narrativa nem com a identidade visual dos produtos Panthera”, escreveram os designers na carta, assinada por até 30 membros da equipe e enviada a McGovern mais de dois anos antes de os novos logotipos acabarem apresentados ao público.
“Quanto ao design do produto, ele parece muito arredondado e infantil, o que não transmite a sensação de ‘Exuberância’ que buscamos. Também notou-se que o logotipo apresenta semelhanças consideráveis com outras marcas, quando nosso objetivo deveria ser sermos uma ‘Cópia de Nada’”, prosseguiram os designers no documento.
Rebranding da Jaguar foi feito externamente e incomodou designers
O trabalho de rebranding acabou conduzido pela Accenture Interactive, que adquiriu a agência criativa da JLR, Spark44, em 2021. Essa mudança aparentemente incomodou os designers tanto quanto o resultado final do projeto.
“Como equipe, trabalhamos colaborativamente em todas as disciplinas de design para atender ao propósito holístico e à narrativa de luxo moderno exigidos pelo projeto”, declararam os designers, segundo a Autocar India. “Cada elemento foi projetado com autenticidade, significado e propósito, alinhando-se a um desenvolvimento distinto.”
Contudo, em resposta à reportagem, a Jaguar divulgou uma declaração que não abordou diretamente a carta ou os conflitos internos:
“O processo criativo inclui várias etapas de desenvolvimento de novas ideias e enfrentamento de desafios. Como a criatividade envolve naturalmente um grau de subjetividade, nossa prioridade é criar um ambiente que fomente o crescimento dessas ideias. Durante essa transformação significativa, nos envolvemos em diversas discussões e debates para refinar e evoluir nosso pensamento. Coletivamente, abraçamos essas oportunidades de inovação e progresso, assegurando que nossos esforços resultem em contribuições impactantes e significativas.”
Seja como for, a publicidade movimentou a marca como nunca, e todos os olhares seguem apontados para o lançamento do grand tourer de quatro portas da marca, elétrico, cujos testes de rua começaram ainda no ano passado.
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