No Brasil existem dezenas de marcas e centenas de carros vendidos de forma oficial. Mas também há quem opte por um modelo exclusivo que não está na vitrine de uma concessionária convencional. Aí que entram as importadores independentes para satisfazer o desejo daqueles, digamos, mais abastados e com gostos peculiares. Por isso que você vê uma profusão de Tesla, alguns Bentley, Cadillac e por aí vai. E o Jornal do Carro agora traz uma lista de cinco modelos que rodam por aqui que podem não ser tão óbvios assim. Confira!
Rolls Royce Spectre
Assim como Ferrari e Lamborghini, a Rolls-Royce tem representação oficial no Brasil. Mas as primeiras unidades do cupê elétrico da marca britânica rodando pelas ruas brasileiras foram trazidas de forma independente. Com preço na casa dos R$ 7 milhões, o Spectre teve três exemplares emplacados por aqui no ano passado, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O Spectre tem o equivalente a 585 cv de potência e 91,7 mkgf de torque. A força é jogada para as rodas traseiras. Como resultado, o cupê acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. Já a bateria tem capacidade 100 kWh e autonomia passa dos 500 km.
Chevrolet Corvette
86. Esta foi a quantidade de Corvette emplacados no Brasil em 2024. E as ofertas das empresas de importação independentes vão desde a versão básica até a potente Z06. O esportivo de entrada sai na casa de R$ 1 mihão nas empresas especializadas em trazer veículos de outros países. O modelo básico tem motor V8 de quase 500 cv de potência. A Chevrolet estaria perdendo um ótimo negócio?
Carros ou carrões?
Lotus Emira
Atualmente controlada pela chinesa Geely, a britânica Lotus tem alguns carros rodando pelo Brasil. O mais recente deles é o Emira, um bonito esportivo com motor V6 3.5 litros sobrealimentado para gerar mais de 400 cv. Atinge 100 km/h em 4,2 segundos e pode chegar a quase 300 km/h de velocidade máxima. Um exemplar à venda tem R$ 1,2 milhão na etiqueta de preço. Segundo o perfil How Many Units, são quase 10 Emira já no Brasil.
Chrysler Pacifica
A minivan de luxo da Chrysler teve nada menos que 16 exemplares licenciados no País só em 2024. Uma das escolhas de quem procura este tipo de veículo é porque há uma versão híbrida de 260 cv que pode rodar até 900 km com apenas um tanque. Fora a exclusividade e o luxo que o modelo empresta. O motor é um V6 3.6 e a autonomia elétrica chega a 50 km.
BMW XM
Sim, o carro mais potente já feito pela marca alemã existe no Brasil. De acordo também com a ABVE, uma unidade do XM surgiu emplacada no Brasil em 2024. Com quase 750 cv e mais de 100 mkgfm de torque na versão topo de linha, o parrudo SUV híbrido plug-in junta o motor V8 4.4 litros biturbo a outra unidade elétrica. Na opção convencional são 653 cv e 81 mkgf. Apesar dos estudos, a BMW do Brasil nunca confirmou oficialmente a venda oficial do XM por aqui. Um dos entraves, no entanto, pode ser o alto preço.
O Jornal do Carro também está no Instagram!