A Huawei revelou imagens e detalhes do Maextro S800, o maior sedã elétrico da China, com 5,48 metros de comprimento. Fruto da parceria entre Huawei e JAC, o modelo premium estreia com muita força debaixo do capô: até 1.006 cavalos de potência. O sedã tem como propósito rivalizar com o Mercedes-Benz Maybach e o Nio ET9, por exemplo.
Assim, as pré-encomendas começaram em novembro, com reservas mediante um depósito de 20 mil yuans (cerca de R$ 16 mil). O preço estimado do sedã de luxo chinês varia entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuans (R$ 807 mil a R$ 1.2 milhão, aproximadamente).
O S800 será oferecido em duas versões: BEV (veículo 100% elétrico) e EREV (híbrido de longo alcance). O BEV conta com três motores elétricos que geram até 852 cv. Já o EREV utiliza um motor 1.5 Turbo como extensor de autonomia, aliado a motores elétricos em configurações de dois ou três motores, alcançando até 1.006 cv. Além disso, ambos utilizam baterias NMC da CATL.
Sedã de luxo da Huawei impressiona pelo tamanho
O sedã impressiona pelas dimensões: 5,48 m de comprimento, 2 m de largura, 1,53 m de altura e 3,37 m de distância entre eixos. O peso varia entre 2.731 kg (versão BEV) e 2.859 kg (EREV com três motores). No dia 15 de janeiro, a Huawei demonstrou a capacidade autônoma do S800 (272 – 371 km de alcance elétrico, na versão EREV, padrão CLTC), que identifica carregadores e se conecta automaticamente por meio de um braço robótico.
Logo de cara, o que chama a atenção é a pintura em duas cores, mesclando a cor do teto com o tom metálico no resto da carroceria. Algo muito similar ao existente em rivais como Rolls-Royce e Maybach, por exemplo. Além disso, pode-se ver pontos cromados nas maçanetas, lanternas e faróis. O tema continua no teto, que também terá pontos estrelados.
Entretanto, ainda não há imagens de como será a interna do modelo. A Maextro é a quarta marca da Huawei dentro da HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), ao lado de Stelato, Aito e Luxeed. Seja como for, ainda não se sabe ao certo quando o modelo chegará às lojas, mas o S800 deve ser lançado oficialmente no segundo trimestre deste ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!