O novo Porsche Panamera já está à venda no Brasil como linha 2025. A terceira geração do modelo chamado pela marca de “sedã de luxo” traz atualizações no visual, lista de equipamentos, trem de força e sistemas de segurança e conectividade. A versão 4S E-Hybrid do novo Porsche Panamera, segunda na escala das quatro disponíveis, parte de R$ 922 mil, mas chega a R$ 1.239.350 com todos os opcionais, como no modelo avaliado pelo Jornal do Carro.
O conjunto híbrido plug-in (as baterias são recarregadas em tomadas) traz motor 2.9 V6 biturbo a gasolina na dianteira e outro elétrico montado no câmbio automatizado PDK de oito marchas. No Porsche Panamera 4S E Hybrid, são 544 cv de potência e 76,5 mkgf de torque.
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Como resultado, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 290 km/h – a velocidade é limitada eletronicamente. Entre os destaques, as baterias têm 25,9 kWh de capacidade e os freios regenerativos estão 33% mais eficientes.
Porsche Panamera roda até 63 km no modo elétrico
A autonomia no modo 100% elétrico chega a 63 km. Ao menos em tese, quem usa o carro apenas no trânsito urbano pode rodar a semana toda sem queimar uma gota de gasolina. Na prática, isso é difícil, uma vez que o alemão instiga a uma condução mais esportiva.
O modelo mede 5,05 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,42 m de altura. Além disso, os 2,95 m de entre-eixos garantem bom espaço sobretudo atrás. Porém, por causa do descansa-braço, o carro leva “apenas” quatro pessoas.
No visual, a dianteira traz novos faróis, tomada de ar adicional acima da placa e entrada de ar central maior. Nas extremidades, há mais entradas de ar e luzes de uso diurno. Atrás, as lanternas de LEDs são novas.
Suspensão a ar é destaque
Na cabine, chama a atenção o painel de instrumentos digital de 12,6 polegadas voltado para o motorista. A haste do câmbio, à direita da coluna de direção, libera espaço e há borboletas no volante para trocas manuais de marcha. Há três opções de modos de condução: “Normal”, “Sport” e “Sport+”.
O multimídia tem conexão com Apple CarPlay e Android Auto e há compartimento refrigerado para celular com carregador por indução. Uma tela opcional de 10,9 polegadas permite que o passageiro da frente veja alguns dados do carro e acione funções do sistema de entretenimento, por exemplo.
Mas a cereja do bolo é a suspensão de ar de dois estágios. Ao abrir as portas, a carroceria sobe 5 cm automaticamente para facilitar o embarque e o desembarque. Conforme a Porsche, o sistema batizado de Active Ride inclui amortecedores ativos de dois estágios ligados a uma bomba hidráulica com acionamento elétrico.
‘Tapete voador’ sobre rodas
Assim, pode inclinar a carroceria do Porsche para frente, para trás e para os lados, de modo a compensar as inclinações da via e compensar as forças de aceleração laterais. Além disso, o carro fica sempre nivelado, independentemente de imperfeições da via. Ou seja, o novo Panamera é uma espécie de “tapete voador” sobre rodas.
Em resumo, a Porsche conseguiu reunir o melhor de vários mundos no Panamera 4 S E-Hybrid. O Porsche acelera como um esportivo, tem consumo de carro “popular”, soluções de luxuosos e flutua quando está em movimento.
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