As novidades na RAM, divisão de picapes da Stellantis, continuam. Após confirmar o novo visual dos modelos da linha Heavy Duty das opções 3500, 4500 e 5500 Chassi Cab, que terão um novo motor, o conjunto em questão foi confirmado, junto à fabricante Cummins. Agora, chega à linha Ram Heavy Duty o novo motor 6.7 litros Turbodiesel.
O conjunto chega para reforçar as vendas no mercado americano, que apesar de expressivas, sofreram queda, sendo uma das razões o fim da oferta dos motores V8 na linha 1500, por exemplo. Seja como for, o conjunto Cummins Turbodiesel manteve a litragem (6.7), com potências de até 436 cv e torque de 149 mkgf para as picapes, e 364 cv com 110 mkgf de torque para os modelos Chassis Cab.
Em colaboração com a Ram e seus fornecedores de powertrain, o motor 6.7L Turbodiesel de 2025 acabou otimizado com uma nova transmissão automática de 8 velocidades, que promete maior economia que a versão antiga.
Assim, entre as novidades presentes no motor, chegam também novas válvulas helicoidais e engrenagens para minimizar vibrações e preservar a capacidade de tração da linha Heavy Duty. Além disso, o motor 6,7 litros recebeu um novo sistema de admissão de ar e bombas de combustível atualizadas.
Conjunto Cummins Turbodiesel recebe novidades na linha RAM
Além disso, os engenheiros destacaram um novo sistema de filtro duplo de diesel e o reposicionamento do filtro de óleo para aprimorar a eficiência. O mais recente turbocompressor de geometria variável da Cummins para o motor 6.7 litros oferece uma potência adaptada às condições, agora mais rápida e eficiente.
A Cummins também introduziu novos recursos que tornam a manutenção do sistema de motor mais fácil e ágil. Além disso, demais atualizações de software agora podem acontecer de forma prática e conveniente, diretamente de dentro do veículo. Com longa parceria, a Cummins e a RAM trabalham juntas desde 1989.
O Jornal do Carro também está no Instagram!