A BYD não vai parar. Depois de lançar quase uma dezena de carros e vender mais de 75 mil unidades no Brasil em 2024, a marca chinesa já prepara uma série de lançamentos para este ano. Entre as novidades estão SUVs, sedãs, minivan e até um nova submarca, chamada Denza. O objetivo agora é o valor agregado, com carros mais caros, luxuosos e potentes. Sem falar no início da produção de veículos em formato CKD na Bahia. Vamos a lista:
BYD Sea Lion 07
Flagrado diversas vezes rodando em testes por aqui, o SUV cupê elétrico deve ser a primeira novidade da fabricante em 2025. O modelo tem 4,83 metros de comprimento e 2,93 m de entre-eixos — é maior que um Song Plus, por exemplo. O preço deve ficar ali um pouco acima dos R$ 300 mil dependendo da versão.
Na China, o leão-marinho tem diversas configurações de potência e bateria. A força pode ser de 231 cv, 312 cv bem como mesmos 530 cv do sedã no qual deriva, o Seal. Na mais potente, o zero a 100 km/h leva apenas 4,2 segundos. As capacidades das baterias são 71,8 kWh ou 80,6 kWh. A autonomia varia de 550 km a 610 km na otimista medição dos órgãos chineses.
BYD Seal híbrido
Com dianteira de Song Premium e traseira parecida com a do sedã elétrico, o Seal 07 DM-i também já surgiu inúmeras vezes em flagras no Brasil. Apesar do nome, o modelo não é apenas uma variante híbrida plug-in. É um carro bem maior: são 4,90 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos — segmento de Honda Accord, Toyota Camry ou VW Passat, por exemplo.
A motorização consiste 1.5 quatro cilindros a gasolina de 156 cv, junto a um potente elétrico de 252 cv. A bateria é grande: 30,7 kWh, o que pode gerar uma autonomia elétrica na faixa dos 120 km. A BYD ainda diz que o carro pode rodar até 2.100 km no modo híbrido.
Bao 5
Mistura de Defender com Bronco, o Bao 5 deu as caras no Brasil no Festival Interlagos 2024. Este ano acontece a estreia oficial do jipão híbrido plug-in que tem nada menos que 680 cv. Apesar de pertencer a outra submarca, a Fang Cheng Bao, o SUV de 4,89 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, no entanto, deve ser vendido sob o guarda-chuva da Denza.
Para atingir os quase 700 cv o Bao 5 precisa de um motor a combustão 1.5 turbo e outras três unidades elétricas. Mesmo com quase três toneladas de peso o jipe vai até os 100 km/h em 4,8 s. A bateria de 31,8 kWh deve render uma autonomia, no Inmetro, perto dos 80 km. Mas a marca chinesa afirma que o SUV consegue rodar 1.200 km no modo híbrido.
BYD Denza Z9
A fabricante chinesa, por outro lado, pode dar um passo ousado no Brasil com a Denza, a submarca premium do grupo. Um dos carros que devem pintar por aqui é o Z9 GT, um super sedã com ares de shooting brake e com variantes híbrida plug-in e elétrica. Porque o objetivo é rivalizar com o recém-chegado Zeekr 001 e Porsche Panamera.
Jornal do Carro, inclusive, já teve a oportunidade dar uma voltinha a bordo do modelo com design traseiro para lá de duvidoso. Na versão a bateria, são 952 cv enquanto na que carrega na tomada, o 2.0 turbo atrelado a outros três elétricos gera 858 cv.
BYD e reestilizações
O ano de 2025 também deve trazer as primeiras mudanças visuais de alguns modelos da BYD por aqui. Caso do Dolphin Mini, elétrico mais vendido do Brasil e que teve um facelift na China. A mexida, no entanto, é bem discreta e apenas no desenho dos para-choques dianteiro e traseira. O sedã Seal segue o mesmo caminho com pequenas alterações estéticas. A grande mudança é o sistema elétrico que agora aceita carregamento em corrente contínua de até 150 kW. Por fim, o Yuan Plus, conhecido no país oriental como Atto 3, também teve uma atualização na Ásia e, decerto, deve aparecer em solo brasileiro.
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