A Ford dá um novo passo no mercado de preparação e customização, ainda muito procurado nos Estados Unidos. A marca apresenta o Megazilla 2.0, um imenso motor V8 7.3 litros sobrealimentado que agora gera mais 1.000 cv de potência.
Só que os entusiastas não poderão instalar este monstro em um Mustang, por exemplo. O motor, destinado exclusivamente para o mundo das competições, deve ser bastante utilizado nas corridas de arrancada (as famosas drag races) ou em hot rods.
Parte fundamental para chegar a tal número é o supercharger Whipple Gen 6 de 3 litros. Lançado em 2012, o bloco antecessor, naturalmente aspirado, produzia “só” 612 cv. Por outro lado, a unidade de força mantém pistões, bielas e virabrequim de aço forjado, cabeçotes retificados e polidos e molas de válvulas aprimoradas. Como é de fábrica, o motor tem até garantia: dois anos ou 24 mil milhas (ou 38.600 quilômetros).
Ford terá outro V8, mas de 800 cv
Quem quiser uma unidade de potência legalizada para andar nas ruas pode optar pelo tradicional Coyote 5.0 litros aspirado do Mustang Dark Horse. Também equipado com o mesmo supercharger de 3 litros, módulo de controle reprogramado e outros recursos, o motor gera mais de 800 cv de potência e torque estimado em 85 kgfm — são quase 300 cv e 30 mkgf extras de força e torque. Chega perto dos Mustang GTD de corrida que tem 825 cv.
Os valores não são baratos e custam o preço de um carro básico nos EUA. O Megazilla 2.0 não sai por menos de US$ 33 mil (mais de R$ 190 mil na conversão direta) e US$ 22 mil (quase R$ 130 mil). Ambos os motores estarão à venda sob encomenda a partir do quarto trimestre deste ano, nas concessionárias Ford ou na Ford Performance nos país norte-americano.