Em novembro do ano assado, a RAM Rampage adotou nova motorização turbodiesel e, assim, antecipou uma importante mudança para outros modelos da Stellantis. Agora, após especulações, a Fiat resolveu confirmar a nova motorização turbodiesel para as versões Volcano e Ranch da Toro. A data de estreia, no entanto, ainda segue em segredo.
De acordo com o comunicado emitido pela fabricante italiana, com o novo motor Multijet 2.2 turbodiesel (que entrará no lugar do 2.0 turbodiesel), a Toro passa a ter 200 cv de potência e 45,9 mkgf de torque. Isso, conta a Fiat, retrata um ganho de 18% na potência e 29% no torque (que cravava 35,7 mkgf).
“Este incremento proporciona maior desempenho em todos os tipos de terrenos e oferece uma experiencia de dirigir única, podendo andar a 120km/h em uma rotação abaixo de 1.500 rpm”, fala o comunicado que enfatiza como resultados, “mais conforto, economia e prazer ao dirigir”.
Mais desempenho e obediência às regras
A medida – que vai chegar a outros modelos feitos em Goiana (PE) e até à picape Titano – vem ao encontro da necessidade de se adequar às novas normas do Proconve L8, em vigor desde o primeiro dia do ano. Portanto, a troca, em síntese, acontece não só para melhorar a performance.
Por falar em performance, a exemplo da Rampage, a Toro também deve ficar mais rápida na aceleração entre 0 e 100 km/h. O modelo da RAM, vale lembrar, ganhou 1 segundo no tempo. Demais dados mecânicos da picape da Fiat também seguem a prima, como o câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
Titano também terá o 2.2 Multijet
Enquanto o Compass deve continuar com o motor 2.0 turbodiesel até a chegada da nova geração, Commander e a picape média Titano também aguardam na fila de espera para receber o novo motor 2.2 turbodiesel Multijet. Esta última, que passará ser produzida na Argentina (hoje, vem do Uruguai) receberá o novo propulsor, mas a ideia, no entanto, é que o câmbio automático de 6 marchas seja substituído por uma caixa de 8 posições. Por fim, a opção manual de 6 marchas deve seguir sem mudanças.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!