A Tesla sempre teve fama por conta da tecnologia de condução autônoma de seus carros. E, agora, viralizou um vídeo (abaixo) mostrando, na prática, que os veículos da fabricante norte-americana já não usam condutores em um pequeno trajeto entre a fábrica de Fremont e o porto. Um trecho curto, mas suficiente para impactar.
Nas imagens, compartilhadas pela conta Tesla AI, no X (antigo Twitter), aparecem unidades do Model 3 e Model Y em um breve deslocamento, sem qualquer intervenção humana. Um percurso, a princípio, com cerca de 2 km, saindo da linha de produção e estacionando em um ponto de carga. A princípio, entende-se de dali saem para portos e concessionárias, em caminhões cegonha. “A condução totalmente autônoma sem supervisão começa agora”, escreveu o bilionário Elon Musk, CEO da marca.
Seja como for, o executivo já revelou planos para expandir esta ação a outras instalações. Inclusive, com distâncias maiores. Um dos próximos passos, no entanto, é lançar um sistema sem necessidade de supervisão, baseado em Inteligência Artificial (IA). Ainda não há detalhes.
Mais planos
Em outubro, a Tesla apresentou o robotaxi. Chamado de Cybercab, também com condução autônoma, não terá sequer volante ou pedais. Ademais, contará com carregamento indutivo ao invés de plug. A estimativa é produzi-lo em 2026 e, segundo a Tesla, transformar o setor de transportes.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!