O Brasil atingiu um novo recorde de blindagens automotivas em 2024. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), foram 34.402 veículos blindados no país ao longo do ano, marcando um crescimento pelo quarto ano consecutivo. Contudo, em 2021, o total foi pouco superior a 20 mil unidades, avançando para 25.916 em 2022 e 29.296 em 2023. O aumento mais recente representa um avanço de 17,5%. Atualmente, a frota de blindados no Brasil já se aproxima de 400 mil.
Além disso, as marcas que mais realizaram blindagens no país no último ano foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, mostrando a crescente participação dos veículos eletrificados nesse segmento. Contudo, a presença de marcas como a BYD, com foco maior em carros elétricos, reforça a tendência de ampliação da frota blindada para além dos modelos tradicionais a combustão.
São Paulo lidera entre os estados com maior número de blindados
![Carros blindados](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2020/04/17101129/unnamed.jpg)
O estado de São Paulo lidera o ranking nacional, concentrando quase 85% das blindagens realizadas em 2024, com 28.962 unidades protegidas. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (2.669 blindagens), Ceará (992), Pernambuco (843) e Rio Grande do Sul (395). Entre os destaques, o Rio de Janeiro registrou um expressivo crescimento de 44% em relação a 2023, quando teve 1.852 veículos blindados. Exceto pelo Rio Grande do Sul, os demais estados apresentaram alta na procura pelo serviço.
Para o presidente da Abrablin, Marcelo Silva, a blindagem já faz parte da cultura de quem pode investir nessa proteção. “Independentemente do cenário de violência, quem tem condições financeiras blinda seu veículo. Quem faz a primeira blindagem dificilmente abre mão dessa segurança, estendendo a proteção a outros carros da família. Isso explica não apenas o crescimento constante da frota blindada, mas também sua descentralização, com estados do Nordeste e do Sul figurando no ranking nacional há pelo menos dois anos”, avalia.
Brasil está entre os países que mais blindam modelos ‘civis’
![Alesp](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2020/09/02093244/IMG-20200831-WA0024-1160x870.jpg)
O avanço da tecnologia em proteção balística é outro fator que impulsiona o setor. Segundo Silva, o Brasil se tornou uma referência mundial no segmento, com produtos inovadores e processos mais acessíveis. Além disso, a certificação de qualidade e a agilidade na homologação dos materiais reforçam a segurança do consumidor. Segundo a Abralin, o mercado tem a percepção de que o Brasil é visto como um dos países que mais blinda modelos para uso civil no mundo.
Por fim, para atender à crescente demanda, a Abrablin, em parceria com o Senai, lançará em fevereiro um curso de especialização para profissionais da área. “Nosso objetivo é atrair novos talentos e fortalecer o setor, que já conta com cerca de 40 mil trabalhadores, garantindo que a blindagem brasileira continue sendo referência global”, conclui o presidente da entidade.
O Jornal do Carro também está no Instagram!