Nos anos 1970, a Volkswagen buscava um sucessor para o Fusca e lançou diversos modelos inovadores. O Passat chegou em 1973, seguido pelo Golf em 1974 e pelo Polo em 1975. Assim posicionado abaixo do Golf, o Polo trouxe um conceito inédito de carro compacto de entrada, com detalhes refinados. Seja como for, com 50 anos de existência e seis gerações nas costas, consolidou-se globalmente, com mais de 20 milhões de unidades vendidas.
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Derivado do Audi 50, o modelo foi produzido em Wolfsburg e destacou-se pelo design funcional, dirigibilidade ágil e motores econômicos, estabelecendo as bases para seu sucesso contínuo. Ao longo das gerações, o Polo evoluiu significativamente. A segunda geração, de 1981, ampliou espaço e conforto, enquanto a terceira, de 1994, introduziu avanços tecnológicos e itens de segurança como airbags.
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Em 1997, o modelo chegou ao Brasil importado, com o sobrenome Classic e motor 1.8 de 90 cv, mas as vendas nunca decolaram, entretanto. Já em 1998, o modelo ganhou sua versão esportiva GTI, na Europa. A quarta geração, lançada em 2002, trouxe mais segurança com airbags laterais, direção hidráulica e freios ABS. Além disso, o ano também marcou sua chegada oficial ao mercado brasileiro, com produção local.
VW Polo começou produção nacional em 2002
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No Brasil, o Polo teve papel fundamental na modernização da Volkswagen. Para sua produção em 2002, a fábrica Anchieta passou por um amplo processo de atualização tecnológica. Em 2009, foi lançado o Polo E-Flex, o primeiro carro flex do país sem tanque auxiliar de partida a frio. Contudo, no mesmo ano, o Polo BlueMotion estreou com soluções para reduzir consumo e emissões, consolidando a preocupação da VW em eficiência energética.
A quinta geração, iniciada em 2009, agregou tecnologia digital e sistemas de assistência ao motorista. Com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou quatro títulos mundiais no Campeonato de Rali. Em 2017, entretanto, a sexta geração adotou a plataforma modular MQB, ampliando conectividade, segurança e desempenho dinâmico. A atualização de 2021 trouxe ainda mais tecnologia, colocando o Polo no patamar de veículos de segmentos médios.
![Hatch VW Polo](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/uploads/2018/09/14152111/37330246-1160x773.jpg)
Contudo, em 2017, o Polo inovou mais uma vez ao ser o primeiro compacto brasileiro a utilizar a plataforma MQB-A0, garantindo maior resistência estrutural e segurança. O design frontal exclusivo para o Brasil e o interior com painel digital, destacaram sua evolução. Em 2022, o modelo foi renovado com visual atualizado e faróis de LED de série. Além disso, em 2023, a versão esportiva GTS trouxe motor 250 TSI e tecnologias avançadas. Atualmente, a versão de entrada Track substitui o longevo Gol, por exemplo.
Hatch que substituiu o Gol vende bem no Brasil
![Volkswagen Polo mais vendidos](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/09/20144932/vw-polo-rock-in-rio-jc-Diogo-de-Oliveira-1.jpg-1160x653.webp)
Seja como for, o sucesso do Polo no mercado sul-americano é evidente. Em 2024, ele liderou as vendas na região com 161.503 unidades comercializadas. No Brasil, foram 140.184 unidades, mantendo-se como o carro de passeio mais vendido pelo segundo ano consecutivo. Por fim, produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, o modelo segue como referência entre os hatches, crescendo 26% em vendas em relação ao ano anterior.
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