Depois de ter ficado bem próximo do Tesla Model Y como o carro mais vendido da Europa em 2023, o Dacia Sandero então conquistou o título com folga no ano passado. Desse modo, é a primeira vez que o hatch alcança esse posto, com pouco mais de 270 mil emplacamentos – alta de 14,3% sobre o ano anterior. O SUV elétrico, contudo, registrou uma queda expressiva de 17,5%, despencando para a quarta posição, com 210.484 vendas. Ou seja, um resultado que reflete a queda nas vendas de carros elétricos no Velho Continente.
Em segundo lugar aparece o Renault Clio com 216.569 unidades, retornando ao pódio depois de ficar na quarta colocação em 2023. Assim, o Grupo Renault conquista as duas posições mais altas do ranking. Fechando, portanto, o Top 3 está o Volkswagen Golf, que volta ao topo da tabela depois de resultados mais fracos nos últimos anos. Dessa forma, com alta de 17,5% nas vendas, fechou 2024 com 216.549 emplacamentos – somente 20 unidades atrás do Clio.
![Volkswagen Golf GTI Europa](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/05/16102626/DB2024AU00101_medium.jpg)
Já entre os 10 mais da Europa estão nomes, por exemplo, como os Volkswagen T-Roc e Tiguan, o Peugeot 208, o Skoda Octavia e os Toyota Yaris e Yaris Cross, este último que estreia em breve no Brasil. O T-Roc, aliás, registrou uma queda de 1,5% que pode ser explicada por conta do lançamento da nova geração do SUV, que chega neste ano ao mercado europeu.
Outros destaques da lista, entretanto, incluem o Opel Astra, modelo que mais cresceu em 2024 (+ 38,1%), chegando a 81 mil vendas. Além disso, carros como Seat Ibiza (+ 34,4%), BMW X1 (+ 30,3%) e Skoda Fabia (+ 28,6%) também registraram altas expressivas. Entre os que caíram, além do Model Y, estão o Mini Cooper (- 25%) e o Ford Focus (- 13,9%), por exemplo. Por fim, confira o ranking abaixo.
![tesla model y europa](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/10/10122646/Tesla-Model-Y-1160x653.webp)
Os 50 carros mais vendidos na Europa em 2024 (em unidades)
- 1 – Dacia Sandero – 270.111 (+ 14,3%)
- 2 – Renault Clio – 216.569 (+ 6,5%)
- 3 – Volkswagen Golf – 216.549 (+ 17,5%)
- 4 – Tesla Model Y – 210.484 (- 17,5%)
- 5 – Volkswagen T-Roc – 203.611 (- 1,5%)
- 6 – Peugeot 208 – 199.820 (+ 2,7%)
- 7 – Volkswagen Tiguan – 196.297 (+ 12,1%)
- 8 – Toyota Yaris Cross – 194.512 (+ 10,1%)
- 9 – Skoda Octavia – 182.801 (+ 13,3%)
- 10 – Toyota Yaris – 180.806 (+ 13,8%)
- 11 – Dacia Duster – 175.096 (+ 11,9%)
- 12 – Kia Sportage – 169.461 (+ 11,3%)
- 13 – Opel Corsa – 162.606 (- 13,9%)
- 14 – Peugeot 2008 – 162.275 (+ 2,1%)
- 15 – Citroën C3 – 161.896 (+ 10,9%)
- 16 – Hyundai Tucson – 155.521 (- 2%)
- 17 – Ford Puma – 149.199 (- 6,7%)
- 18 – Renault Captur – 147.206 (+ 1%)
- 19 – Nissan Qashqai – 140.573 (- 3,3%)
- 20 – Volkswagen Polo – 132.286 (- 3,2%)
- 21 – Toyota Corolla – 132.647 (+ 0,3%)
- 22 – Toyota C-HR – 121.469 (+ 16,7%)
- 23 – Fiat Panda – 120.131 (- 4,5%)
- 24 – BMW X1 – 117.157 (+ 30,3%)
- 25 – Audi A3/S3 – 115.329 (- 7,4%)
- 26 – Volkswagen T-Cross – 114.184 (+ 7,6%)
- 27 – Tesla Model 3 – 113.333 (+ 13,4%)
- 28 – Skoda Fabia – 106.948 (+ 28,6%)
- 29 – Ford Kuga – 106.246 (- 14,7%)
- 30 – Skoda Kamiq – 103.445 (+ 14,1%)
- 31 – Mercedes-Benz GLC – 99.634 (+ 9,1%)
- 32 – Skoda Karoq – 98.689 (+ 14,4%)
- 33 – Hyundai Kauai – 98.648 (+ 2,4%)
- 34 – Toyota Aygo X – 98.596 (+ 14,9%)
- 35 – MG ZS – 97.666 (+ 8,7%)
- 36 – Peugeot 3008 – 97.129 (+ 1,8%)
- 37 – Cupra Formentor – 96.262 (- 5,7%)
- 38 – Mini Cooper – 94.765 (- 25%)
- 39 – Skoda Kodiaq – 92.067 (+ 12,6%)
- 40 – Nissan Juke – 90.841 (+ 20,1%)
- 41 – BMW Série 3 – 90.815 (+ 6,4%)
- 42 – Dacia Jogger – 90.650 (+ 2,3%)
- 43 – Volvo XC60 – 90.366 (+ 10,2%)
- 44 – Peugeot 308 – 89.106 (- 4,3%)
- 45 – Seat Ibiza – 85.672 (+ 34,4%)
- 46 – Ford Focus – 85.366 (- 15,2%)
- 47 – BMW Série 1 – 83.946 (- 3,1%)
- 48 – Volkswagen Taigo – 82.569 (+ 2,2%)
- 49 – Toyota RAV4- 82.018 (+ 13,7%)
- 50 – Opel Astra – 81.000 (+ 38,1%)
Siga o Jornal do Carro no Instagram!