Tem muita gente interessada em comprar a primeira picape. É um público crescente, que hoje vê benefício em ter uma caçamba à disposição, seja para viajar com amigos e pets, com a família ou até para trabalhar. Picape deixou de ser carro do campo já faz tempo, mas ainda há poucas opções acessíveis. Uma delas é a Renault Oroch, com preço inicial de R$ 119.900.
A picape intermediária é remanescente do antigo Duster de primeira geração, lançado em 2011. Projetada no Brasil, a Renault Oroch estreou no fim de 2015, um pouco antes da rival Fiat Toro. Depois disso, ficou vários anos sem renovação até que, em 2023, modernizou o visual e, principalmente, a cabine. Para completar, ganhou importantes novidades mecânicas, com destaque para o motor 1.3 TCe turboflex de até 170 cv de potência.
![Renault Oroch Jornal do Carro](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10114539/ORO5.jpg-1160x725.webp)
Entretanto, nesta avaliação, o Jornal do Carro acelerou a versão Iconic 1.6 SCe flex de 120 cv de potência e com câmbio manual de seis marchas. Com tabela de R$ 133.310, é a opção mais cara com o motor 1.6 16V de quatro cilindros em linha. E uma das únicas picapes do mercado com caixa manual. A tração é dianteira e sua grande vantagem em relação às concorrentes é o tamanho: são 4,70 metros de comprimento e 2,83 m de distância entre-eixos, o que torna a Oroch maior que a Fiat Strada, líder de vendas, com 4,48 m e 2,73 m, respectivamente.
Renault Oroch em detalhes
Se você busca uma picape com cabine dupla e preço mais acessível, a Oroch é forte candidata. A caminhonete da Renault feita em São José dos Pinhais (PR) herda do Duster o porte maior de SUV. Assim, supera em tamanho as picapes pequenas, como Strada e Saveiro, com vantagem nas dimensões da cabine. Já a caçamba tem capacidade de 683 litros, um pouco menos que os 844 litros declarados na Strada, mas superior aos 645 litros da Saveiro. Já a capacidade de carga da Oroch na versão 1.6 flex manual é maior que nas rivais: são 650 kg contra 600 kg na Fiat e 605 kg na VW.
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Outra vantagem da Oroch em relação às concorrentes é a suspensão. O conjunto independente nos dois eixos entrega excelente altura mínima em relação ao solo, com 21,2 centímetros, assim como bons ângulos de entrada e de saída. Enquanto isso, Fiat Strada e VW Saveiro, por exemplo, têm os mesmos 19,6 cm de vão livre. Ao volante, isso se traduz em maior robustez, principalmente em estradas de terra mais irregulares. E, apesar da tração apenas dianteira, a Oroch entrega ótima desenvoltura e equilíbrio dinâmico em movimento.
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Oroch traz o trivial e necessário
Para quem gosta dos carros à moda antiga, a Oroch Iconic 1.6 manual é um suprassumo. Nada de excesso de eletrônicos e cabine tecnológica. A picape herda o quadro de instrumentos do antigo Captur, com um pequeno visor monocromático para o velocímetro ao centro. E traz o multimídia mais atual da Renault, o mesmo disponível no Kardian e demais carros da marca. O equipamento não é dos mais poderosos do mercado, mas entrega conexão sem fio com celulares Apple e Android, e permite, assim, usar aplicativos como Waze e Spotify sem a necessidade de cabo USB.
A tela fica bem posicionada, no alto do painel, e tem navegação simples. Mas há sinais de defasagem. Por exemplo, não há entrada USB do tipo C na frente, tampouco carregador de celular sem fio. Também não há câmeras de visão 360°, por exemplo, ou alertas de pontos cegos nos retrovisores. O pacote tecnológico da picape Renault é básico e entrega itens como controles de estabilidade e de tração, Hill Holder, freios com ABS, controle de cruzeiro e airbags frontais.
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Desempenho é modesto, mas suficiente
A dirigibilidade é agradável, com uma direção macia e precisa, e o câmbio manual de seis marchas tem engates precisos e relações mais curtas, o que torna a condução dinâmica. O desempenho é modesto, mas suficiente na picape, seja vazia ou carregada. São 118/120 cv de potência (gasolina/etanol) e um torque máximo de 16,2 mkgf a 4.000 rpm com ambos os combustíveis. O peso de 1.339 kg ajuda nisso, e o consumo de combustível foi razoável ficou até um pouco melhor que o indicado pelo Inmetro. Na estrada com gasolina, a Oroch fez média de 12,5 km/l e chegou a fazer 12,8 km/l em um trecho de descida de serra.
No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a picape da Renault faz médias de 11,3 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada) com gasolina. Já com etanol, faz médias de 7,4 km/l e 8,0 km/l, na mesma ordem. Ou seja, tem consumo de carro de passeio com motor flex, mas, quando carregada, pode gastar mais que isso – vai depender do estilo de condução do motorista. Mas, do ponto de vista prático, a cabine dupla e o espaço para cinco passageiros compensam. É uma picape honesta e versátil para o trabalho ou para o lazer. E que deve ainda ficar pelo menos mais dois anos no mercado, até a chegada da sua sucessor, que será baseada no protótipo Renault Niagara e estreia no segundo semestre de 2026.
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Oroch manual vale a compra?
No crescente mercado de picapes, a Oroch está entre as mais acessíveis, assim como é uma das mais antigas da categoria. Por isso, a veterana não tem frescor de novidade. Mas a Renault deixou sua picape competitiva, sendo atualmente um dos modelos de entrada mais interessantes. Afinal, é maior que Fiat Strada e VW Saveiro, e mais barata que Chevrolet Montana e Fiat Toro. A picape deve modernidade, mas entrega robustez ao volante e ótimo espaço na cabine, além de um pacote de equipamentos honesto nesta versão Iconic 1.6 manual.
PRÓS
Cabine dupla com espaço para cinco pessoas e robustez ao volante são pontos altos da picape
CONTRAS
Idade do projeto é principal ponto de atenção; lista de equipamentos deve itens mais modernos
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FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6 16V, flex
Potências: 118 cv (G) e 120 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 16,2 mkgf (G/A) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual, seis marchas
Tração: Dianteira
Comprimento: 4,70 m
Altura: 1,63 m
Largura: 1,82 m
Entre-eixos: 2,83 m
Altura do solo: 21,2 cm
Volume da caçamba: 683 litros
Capacidade de carga: 650 kg
Tanque de combustível: 45 litros
Consumo urbano: 7,4 km/l (E) e 11,3 km/l (G)
Consumo rodoviário: 8 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
Aceleração 0-100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 169 km/h
Preço sugerido: R$ 133.310
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