Responsável pela produção dos modelos Onix e Onix Plus, a fábrica da GM em Gravataí (RS) terá o funcionamento interrompido por pouco mais de dois meses. De acordo com reportagem da revista Autoesporte, os trabalhadores do local entrarão em layoff a partir do dia 22 de abril, informa o presidente do sindicato dos metalúrgicos da região, Valcir Ascari.
O retorno das atividades deve acontecer somente após praticamente 70 dias de paralisação. Assim, deixarão de ser fabricados 10 mil unidades da dupla durante esse período. A princípio, a pausa seria de 90 dias, mas após negociações com o sindicato, o período baixou para dois meses e oito dias.
![Onix](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2021/07/05162017/chevrolet_onix_75-1160x579.jpeg)
A publicação procurou ainda a montadora para mais esclarecimentos. Conforme comunicado, a GM afirma que negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a “adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção”. O objetivo é “adequar a produção da fábrica à demanda atual do mercado”.
Não é a primeira vez que a unidade gaúcha tem a produção interrompida neste ano. Entre 17 de fevereiro e 17 de março, a empresa deu férias coletivas aos funcionários com a justificativa de que a medida seria necessária para modernizar algumas áreas. Isso porque hatch e sedã vão receber uma reestilização ainda neste ano.
![Chevrolet Onix 2026](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/12/14230234/novo-chevrolet-onix-kdesign-jc01.jpg-1160x653.webp)
Como serão os novos Onix e Onix Plus
Seis anos depois do lançamento da última geração, em 2019, o Chevrolet Onix finalmente vai mudar. Hatch e sedã passarão por uma reestilização profunda, com previsão de estreia para os próximos meses. As maiores mudanças estarão na dianteira, que vai receber nova grade trapezoidal e faróis mais afilados e divididos. Dessa maneira, a dupla deve se alinhar com carros mais recentes da marca em termos de design, como Spin e Montana, por exemplo. Além disso, as versões mais caras deverão trazer um conjunto de iluminação full LED.
Também devem trazer atualizações tecnológicas, como painel de instrumentos digital de 8” e uma central multimídia maior, com 11” (atualmente são 8”). Novos itens de segurança também devem surgir no catálogo para não deixar a linha Onix em desvantagem em relação aos rivais.
Outra mudança importante será na motorização. Para se adequar às novas regras de consumo e emissões, o 1.0 turbo receberá injeção direta de combustível. Além de ficar mais econômico, haverá um ganho na potência, que deve saltar dos atuais 116 cv para pouco mais de 120 cv. O torque, por sua vez, também terá um acréscimo e pode chegar perto dos 20 kgfm (atualmente são 16,8 kgfm). A opção híbrida leve deverá ficar para um segundo momento.
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