Na América Latina, a Amarok não mudou de geração. Recebeu apenas um tapinha e, no Brasil, estreou no ano passado. Mas, agora, surge a notícia de que a VW prepara uma picape regional inédita. Terá, sobretudo, nova motorização híbrida.
A informação veio do secretário geral adjunto do SMATA, sindicato dos metalúrgicos da Argentina, Mario Manrique. Afinal, o novo produto sairá das linhas de produção da fábrica de General Pacheco, em solo portenho, a partir de 2026. Ele afirmou à rádio local Gráfica FM que, recentemente, esteve na Alemanha para conhecer o projeto que substituirá a Amarok.
A novidade faz parte do “Projeto Patagônia”. Isso, em síntese, se encaixa com o que disseram os executivos da Volkswagen no lançamento da Amarok reestilizada. Ou seja, o modelo atual duraria quatro anos, aproximadamente.
Com a ideia de ter opções a combustão e híbridas, a nova picape não terá produção sobre a base da Ranger – como acontece atualmente em outros mercados. Desse modo, a meta é que a VW desenvolva o projeto exclusivo voltado à América do Sul, em conjunto com a chinesa SAIC. Cabe lembrar que ambas as marcas têm parceria de longa data, na China.
Ainda não se sabe qual o modelo da SAIC servirá de base para a nova picape, mas, certamente, um dos modelos da Maxus – a marca de picapes da fabricante chinesa. No portfólio, há modelos a combustão, com motor turbodiesel, bem como elétricos. O projeto, apesar da base chinesa, contará com o trabalho do Centro de Design e Desenvolvimento da VW Latam, situado no Brasil.
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