Líder entre os SUVs médios há oito anos, o Jeep Compass sofre uma baixa na linha 2025. O utilitário deixa de oferecer o motor 2.0 turbodiesel daqui para frente. A justificativa da marca é o mercado. De acordo com a Jeep, havia baixa demanda da motorização, que só respondiam por 2% das vendas do Compass. Em 2024, o modelo emplacou mais de 50 mil unidades e terminou à frente do principal rival, o Toyota Corolla Cross.
O finado diesel de 170 cv e 35,5 mkgf de torque veio da caminhonete e acompanhava o utilitário desde o lançamento em 2016, sempre com tração 4×4 e transmissão automática de nove marchas.
A fabricante, no entanto, precisaria trocar o motor diesel do Compass caso resolvesse manter a opção na gama, como fez na Toro e no Commander. Tudo por causa da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), que vale desde o dia 1º de janeiro deste ano. A nova regra aumentou a rigidez, principalmente, referente às emissões de poluentes. Este fator também deve ter ajudado a marca tomar a decisão de tirar o diesel do portfólio.
![Jeep Compass 2025](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/04/15135240/Compass_Blackhawk_jc05-1160x652.jpg)
Jeep Compass de 176 cv ou 272 cv
Na picape intermediária e no SUV médio-grande, o 2.0 turbodiesel saiu de cena para dar lugar ao Multijet 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,8 mkgf, que estreou na Ram Rampage.
No final do ciclo, este motor 2.0 turbodiesel era ofertado apenas na configuração Limited, que custava R$ 251.990. Agora o Compass só traz o 1.3 turboflex de 176 cv de potência — e não mais 185 cv porque houve perda de potência justamente por causa do Proconve L8 — ou com o 2.0 turbo a gasolina Hurricane, de 272 cv.
O preço começa em R$ 186.990 na versão Sport e vai até R$ 291.990 na Blackhawk. A Jeep também já trabalha na nova geração do SUV, que deve aparecer em breve.